Nove a cada 10 afirmam que não têm visitado o Paraguai para fazer compras
Ainda que o dólar tenha tido queda nas últimas semanas, maioria dos leitores não frequenta país vizinho
Cerca de nove a cada 10 leitores do Campo Grande News que responderam enquete não têm viajado ao Paraguai para fazer compras - foram 89% das respostas, a maioria, daqueles que não têm visitado o país vizinho.
Ainda que os paraguaios tenham moeda própria, o guarani, o dólar é utilizado em vários locais de compra.
Vale ressaltar que a moeda americana tem operado em queda nos últimos dias com os investidores avaliando o resultado e consequências imediatas das discussões de paz entre Rússia e Ucrânia.
Na manhã de quarta-feira (30), a moeda norte-americana recuava 0,07%, a R$ 4,7546. Na terça-feira, o dólar fechou em queda de 0,29%, a R$ 4,7577. Com o resultado, passou a acumular recuo de 7,73% no mês. No ano, tem baixa de 14,66% frente ao real.
O leitor Tiago Arruda comenta que não realiza esta viagem por conta do preço que gastaria, de combustível, para se deslocar até os municípios fronteiriços. "Com o preço atual dos combustíveis? Mal estou indo no Centro, de carro."
Já o Edelilson Almeida ressalta que, nos últimos anos, o real tem estado desvalorizado, em relação a outras moedas. "Acabou essa época que a nossa moeda tinha valor de compra no Paraguai. Espero que volte velhos."
Por fim, o Mario André Lopes relata que esteve no Paraguai, em 2019, mas que não deve retornar a curto prazo. "Está difícil, gasolina cara, alimentação, hotel, o 'olho da cara'. Vou ficando aqui mesmo."