Você já teve o Whatsapp clonado? Participe da enquete
Responda a enquete ao final da matéria e deixe seu comentário nas nossas redes sociais
O Campo Grande News quer saber se você já teve o Whatsapp clonado? Participe da enquete, desta sexta-feira (26), e deixe seu comentário nas nossas redes sociais. A clonagem do aplicativo tem se tornado algo comum, estima-se que 8,5 milhões de usuários da plataforma já foram clonados até 2020, conforme levantamento da Psafer.
De acordo com a Polícia Civil, a clonagem do aplicativo ocorre após o usuário clicar em algum link promocional, ou de boleto, enviado por SMS ou por outros aplicativos. O estelionatário solicita um código de seis dígitos para cadastro ou confirmação, e ao receber o código ele assume o controle do dispositivo da vítima.
A recomendação feita pelo órgão de segurança é para que nunca se compartilhe códigos recebidos por SMS. Na cartilha feita pela Polícia Civil, é recomendado ativar a confirmação em duas etapas e proteger as informações pessoais, como foto de perfil somente para contatos.
É preciso também desconfiar caso alguém apareça pedindo dinheiro, mesmo que tenha áudio "autorizando" a transação. Sempre ligue para confirmar antes de fazer a transferência.
Caso seu aplicativo seja clonado, avise seus amigos e familiares por outras redes sociais, não bloqueie sua linha para que você possa conversar com seus contatos, procure a Polícia Civil e registre o Boletim de Ocorrência. Desative sua conta com um e-mail para support@whatsapp.com.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.