Você tomou vacina da gripe este ano?
Imunizante disponível protege contra a maioria das cepas do vírus da influenza, mas contra a Darwin, não
Enquete desta quinta-feira (30) pergunta aos leitores do Campo Grande News se já tomaram vacina contra a gripe, neste ano. Para responder, basta apenas votar com sim ou não ao final desta matéria, ou na capa do jornal.
No final deste ano, o aumento de infecções pelo vírus influenza tem atraído atenção para a doença já conhecida, a gripe. Alguns surtos em determinadas cidades geram preocupação, já que estão relacionadas com a nova cepa do subtipo A (H3N2).
Dentro do vírus, há três tipos - A, B ou C -, e dentro de cada um, há subtipos, como por exemplo, a influenza A (H1N1) ou (H3N2) ou a B (Victoria) ou (Yamagata).
Dentro da influenza A (H3N2), a nova variante detectada é a Darwin. Mortes por ela não foram confirmadas oficialmente no Estado, mas já é registrada em grandes cidades brasileiras. Vale ressaltar que, com exceção desta variante, a vacina da gripe protege contra todas as outras.
Embora têm diferenças genéticas, todas provocam sintomas parecidos, como febre alta, tosse, garganta inflamada, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, calafrios e fadigas.
Nova vacina - Campo Grande pode receber nova remessa de vacinas contra a gripe já atualizada com anticorpos da nova cepa, Darwin, entre os meses de março a abril de 2022, segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.