“Decisão sobre carnaval será anunciada nesta semana”, diz prefeito de Corumbá
A cidade está com surto de infecção da H3N2; Iunes afirmou que seguirá recomendação das autoridade de saúde
O prefeito de Corumbá Marcelo Iunes afirmou que a definição sobre a realização, ou não, do tradicional carnaval de rua da cidade será anunciado ainda nesta semana. Segundo o prefeito, a ideia é seguir as recomendações do programa Prosseguir e do comitê gestor do município de combate a covid.
A declaração foi feita ao Campo Grande News, na manhã desta quarta-feira (29). O questionamento sobre a realização do evento surgiu após um leitor, que é morador da cidade, alertar sobre o aumento no número de internações que o município vem tendo devido ao vírus H3N2 da Influenza A e outros tipos de síndromes gripais.
Algo que foi reconhecido por Iunes. “Só vamos ter a festa de rua se os comitês estadual e municipal autorizarem. Portanto, isso será decidido somente no final do mês. Hoje estamos com um surto de gripe, como em todo país”, explicou Iunes.
Morte - A cidade registrou a segunda morte em Mato Grosso do Sul provocada pela H3N2 na última terça-feira (28). O óbito é de Campo Grande e foi um rapaz de 21 anos de idade, cujo falecimento ocorreu no dia 21 de dezembro.
Cancelamentos - Das principais cidades que têm carnaval de rua em Mato Grosso do Sul, pelo menos três já confirmaram o cancelamento das festividades. Em destaque está Campo Grande. O município, que tem uma liga de escolas de samba, foi uma das primeiras do Estado a anunciar o cancelamento das festividades públicas de réveillon e do carnaval.
“Seria uma irresponsabilidade do prefeito deixar esses tipos de aglomerações serem promovidas, tendo em vista que estamos com a cepa ômicron da covid e casos de influenza em nossa cidade”, enfatizou Marquinhos.
Além dela, um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso do Sul, Bonito, também decidiu fazer o cancelamento da festa. Segundo a prefeitura, a decisão veio após uma reunião com o comitê da Secretaria Municipal de Saúde.
Três Lagoas também já definiu que não terá Carnaval em 2022. Conforme o prefeito do município, Angelo Guerreiro (PSDB) os recursos que seriam investidos na organização do evento, serão realocados na saúde pública do município.