Brasileiro de Ciclismo para surdoatletas terá disputas no sábado e domingo
No sábado (19), ocorrerão as disputas de ciclismo de estrada, com as modalidades de 1.000 metros sprint
Campo Grande será sede do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Mountain Bike para atletas surdos, que acontecerá no sábado (19) e domingo (20). O evento reunirá ciclistas de várias regiões do Brasil, com o objetivo de promover a inclusão de surdoatletas no esporte e incentivar o desenvolvimento dessas modalidades.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Campo Grande sediará o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Mountain Bike para atletas surdos nos dias 19 e 20, promovendo a inclusão e o desenvolvimento esportivo. Organizado pela CBDS e FDSMS, o evento contará com a participação de ciclistas de diversas regiões do Brasil, sendo uma etapa classificatória para a Surdolimpíada Internacional em Tóquio, 2025. As competições incluem provas de ciclismo de estrada e mountain bike, com cerca de 30 atletas confirmados, e a cerimônia de abertura ocorrerá no dia 18, às 14h, no Setesc.
A competição é organizada pela CBDS (Confederação Brasileira de Desportos de Surdos), em parceria com a FDSMS (Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso do Sul), o campeonato conta com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, através da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).
No sábado, os atletas disputarão o ciclismo de estrada, nas modalidades de 1.000 metros sprint e individual contrarrelógio. As competições terão representantes de seis federações estaduais: Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba e Rio de Janeiro, em categorias masculinas e femininas.
No domingo, será a vez das competições de Mountain Bike, com atletas de oito estados diferentes. O evento contará com representantes de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Ceará, Santa Catarina, Paraíba, Paraná e Bahia. Ao todo, cerca de 30 atletas estão confirmados, incluindo três representantes sul-mato-grossenses. A cerimônia de abertura será realizada na sexta-feira (18), às 14h, na Setesc.
O presidente da FDSMS, Adriano Gianotto, destacou a importância da competição para os atletas: “Meu desejo é que os atletas alcancem alta performance no ranking e possam, futuramente, garantir a bolsa atleta”. Ele também ressaltou o impacto do evento, realizado pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, no cenário nacional e internacional.
Além de promover a inclusão no esporte, o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Mountain Bike para atletas surdos é uma das etapas classificatórias para a Surdolimpíada Internacional, que ocorrerá em Tóquio, Japão, entre os dias 15 e 26 de novembro de 2025. Os vencedores do campeonato em Campo Grande terão a oportunidade de se classificar para esse importante evento esportivo.
Confira abaixo a programação do evento:
Sexta-feira (18)
- 14h: Cerimônia de abertura e entrega de kits
- 15h: Congresso técnico
- 15h30: Reconhecimento opcional do local de prova no Parque dos Poderes
Sábado (19)
- 15h: Prova de ciclismo de estrada (speed)
- Local: Em frente à SAD (Secretaria Estadual de Administração), Av. Desembargador José Nunes da Cunha
Domingo (20)
- 7h: Prova de Mountain Bike
- Local: Praça José Abrão, Conjunto José Abrão
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.