Com muita animação, Jogos dos Idosos começam disputas no Cemte
A competição acontecerá a partir desta sexta-feira até o final de julho em vários locais da Capital
Muita animação foi a marca da abertura da 21ª edição dos Jogos Municipais dos Idosos de Campo Grande no Cemte (Centro Municipal de Treinamento Esportivo) no bairro Carandá Bosque. A competição deve reunir cerca de 800 idosos em diversas modalidades.
As modalidades que serão disputadas incluem damas, natação, tênis de mesa, atletismo, xadrez, bocha, bozó, concurso de dança, dominó, malha, sinuca, truco ponto acima e voleibol adaptado. Podem participar dos jogos pessoas com idade mínima de 60 anos. Mais informações podem ser conferidas no link (https://www.campogrande.ms.gov.br/funesp/21o-jogos-municipais-dos-idosos-2024/).
O evento de abertura começou com a tocha olímpica sendo acesa no ginásio do Cemte. Depois, pronunciamento das autoridades presentes. Com muita festa e alegria, a cerimônia se encerrou para dar lugar aos jogos de vôlei adaptado.
O primeiro era entre o time do CCI (Centro de Convivência do Idoso) Vovó Ziza contra a AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil). A continuação, mais um jogo da AABB (com outra equipe) diante dos idosos do Parque Jacques da Luz. Ambos do naipe feminino.
A professora Jussara Mendes, treinadora da equipe da AABB falou da emoção em participar da abertura. "Nós temos duas equipes e priorizamos o atleta, para que todos joguem. Aqui temos atletas de 80 anos jogando junto com de 60. Para o jogo, a expectativa é boa e o coração está todo acelerado".
Jussara complementou citando as diferenças do vôlei convencional para o adaptado. "A diferença do vôlei indoor para o adaptado para a melhor idade são Algumas regras: não pode saltar, exige menos esforço físico, mas mesmo assim precisa da capacidade física".
Feliz por participar de mais uma edição, o químico aposentado João Avelino, de 75 anos, também jogará o vôlei adaptado e dominó. Ele representa a equipe do Consol. Ele destacou que começou a praticar esses esportes quando tinha 59 anos.
"O vôlei tá crescendo bastante. Então é uma coisa boa, porque antigamente, alguns anos atrás, com 50 anos o cara tava morto, né? Hoje, você vê, eu tô com 75, eu quero jogar mais uns 6, 7 anos ainda", brincou João Avelino.
Porém, ele se destaca mesmo é no dominó, com cinco títulos estaduais na carreira. "Não é todo ano, mas eu ganhei em dois anos, perdia um, ganhava no outro. No Estado, sou absolutamente campeão".
O diretor-presidente da Funesp, Maicon Mommad detalhou que são cerca de 15 equipes disputando a competição em modalidades diferentes. "As sedes são o Ginásio Guanandizão, Rádio Clube, Parque Ayrton Senna e alguns locais fechados. Os idosos são um povo muito animado".
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP) teve até parabéns cantado. Ela citou a importância do evento. "Os idosos têm acompanhado o serviço de convivência. As atividades estão cada ano melhor, porque a população de Campo Grande está envelhecendo. E a gente tem que ter mais atividades, mais atrações, para que eles possam estar aí participando".
Confira a galeria de imagens:
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.