Imagens e livros sobre o Belmar Fidalgo dão “pontapé” a memorial
População poderá ajudar a contar a história do local, que já foi o principal estádio de futebol de Campo Grande
Imagens cedidas pelo fotógrafo Roberto Higa e livros da época são os primeiros itens que devem ser catalogados para a construção do Memorial Esportivo Belmar Fidalgo, na praça esportiva localizada na região central de Campo Grande. O Campo Grande News é parceiro da iniciativa, que tem como objetivo contar a história do local que já foi o principal estádio de futebol do município.
As imagens e livros já estão na sede da Funesp (Fundação Municipal de Esportes) para serem catalogados. Duas reuniões estão previstas para semana que vem para definir os próximos passos do projeto. A expectativa era de que a população pudesse participar apresentando itens da época a partir de segunda-feira (19), porém a data foi adiada.
Os critérios serão aprofundados e quem ter em posse algo que possa ajudar a contar a história do Belmar Fidalgo terá que apresentar a data, descrição e a história do item, além de preencher uma ficha catalográfica. Um edital deverá ser publicado em Diário Oficial na próxima semana. Serão válidos itens de origem entre 1933 e 1987, ano em que se tornou uma praça esportiva.
Parte dos materiais que serão utilizados na reforma da sede administrativa da praça foram entregues nesta semana. Plaenge e Sicredi investiram R$ 250 mil e poderão, em troca, se utilizar de espaços publicitários no local, previstos pelo Propam (Programa de Parceria Municipal). As obras estão previstas para começar somente no fim do mês.
“Os materiais, assim como a obra, beneficiará mais de 20 mil pessoas que praticam atividades de esporte e lazer no local. E todo o material será utilizado para melhorar cada vez mais o atendimento a população”, destacou Rodrigo Terra, diretor-presidente da Funesp.
De acordo com gerente regional da Plaenge em Campo Grande, Luiz Octávio Pinho, esta é mais uma etapa da parceria. “Faremos a entrega de alguns equipamentos dando sequencia aos trabalhos que iniciaram com planejamento, projetos, orçamentos e compras”.
Entre os itens entregues estão lavadora de alta pressão semi-industrial água fria, multifuncional roçadeira costal gasolina, podador STIHL com implemento motopoda, cortador de grama e máquina para marcar, que será entregue em 15 dias, além de ferramentas e materiais de limpeza e higiene.
A comissão montada para avaliar os itens e contar a história da praça é composta por membros da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), do IHGMS (Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul), Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) e Funlec (Instituto de Ensino Superior da Fundação Lowtons de Educação e Cultura), entre outros.