ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Inspirado por série, estudante da Capital quer disputar campeonato de xadrez

João Pedro Uchoas Teixeira começou a jogar após ver série do esporte com o pai

Alison Silva | 11/09/2023 10:07
Inspirado por série, estudante da Capital quer disputar campeonato de xadrez
João Pedro quer disputar campeonato de xadrez em Belo Horizonte (Foto: Direto das ruas)

Há três anos no esporte, o campo-grandense João Pedro Uchoas Teixeira, de apenas 8 anos, quer disputar o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar.

De rápida ascensão, o garoto tomou gosto pelo esporte durante a pandemia, após ver "O Gambito da Rainha", série da Netflix, sobre o tema junto com o pai.

“Começou a jogar com cinco anos, por acaso. Durante a pandemia, ele via uma série de xadrez comigo, sempre me pedia pra jogar, mas eu nunca dei muita moral”, conta Dyonatan Valejo, de 31 anos, pai de João.

Quando viu de perto o garoto montar o tabuleiro com as peças do xadrez, decidiu incentivar o jovem e viu a rápida assimilação do filho pelo esporte. ”Com o fim da pandemia, ele foi para a turma de xadrez da escola, uma semana depois a professora do xadrez me chamou e disse para que eu colocasse ele em um campeonato que estava prestes a acontecer, ela disse que ele levava jeito para a coisa”, relatou o pai.

Passados três anos, o estudante pretende ir para Minas Gerais, onde disputa o campeonato nacional que acontece entre os dias 13, 14 e 15 de outubro.

Conquistas - Desenvolto diante do tabuleiro, João Pedro venceu duas das quatro etapas do campeonato escolar estadual em Mato Grosso do Sul, com o feito, conquistou o terceiro lugar nacional e garantiu a vaga para o evento de Minas Gerais.

O jovem que treina em casa e na escola conta com uma bolsa na Academia de Xadrez & Robótica de Campo Grande. Esperançoso, o pai espera o evento para acompanhar o filho. Além do evento em Minas, o garoto disputa outras três etapas do estadual escolar que acontecem entre setembro e novembro deste ano.

“Reservei 15 dias das minhas férias para acompanhar ele, estamos bem felizes e esperamos que tudo dê certo”, destacou o pai, promotor de vendas.  Diante da situação, a família, que perdeu o prazo para pedir auxílio para a Prefeitura de Campo Grande, busca recursos para levar João ao evento.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias