Menino é atingido por peça durante treino da Fórmula Truck
O pai do menino também precisou ser socorrido; após as vítimas serem socorridas o evento continuou normalmente
Menino de 5 anos teve o pé cortado após ser atingido por uma peça que se soltou de um caminhão que participa da Fórmula Truck, no Autódromo Internacional de Campo Grande, na tarde deste sábado (29). O pai do menino, 32, também foi atingido.
Conforme apurado pela reportagem, no momento do incidente, acontecia uma bateria classificatória. As vítimas estavam assistindo a competição na arquibancada.
A Ursa (Unidade de Resgate e Suporte Avançado) do Corpo de Bombeiros foi até o local, mas vítimas foram atendidas por equipes da QualiSalva, contratada para dar apoio ao evento.
De acordo com os bombeiros, o menino teve "ferimento lacerante" em um dos pés. O homem sofreu apenas escoriações. Os dois foram encaminhados para a Santa Casa. Uma senhora que presenciou o incidente passou mal com a cena, mas recusou atendimento médico.
Enquanto as vítimas eram socorridas, a competição foi suspensa. Os caminhões ficaram enfileirados aguardo autorização para continuar a prova. Até o momento não foi informado de qual veículo a peça saiu e ela também não foi encontrada. O evento está licenciado.
Testemunhas - Uma enfermeira de 55 anos, que assistia a corrida com o marido contou para reportagem que o resgate demorou a entender o que havia acontecido. “Acho que eles pensaram que estávamos vibrando, pois acenávamos com os braços. Até que eu uma moça começou a sacudir uma toalha para eles entenderem", explicou.
Ainda conforme relatado por ela, a peça caiu no gramado próximo a cerca. "Rapidamente a organização chegou, recolheu a peça e jogou água para limpar o sangue das vítimas".
Mecânico automotivo, 59 anos, que também prestigiava o evento, disse que a peça "veio voando" do lado esquerdo e bateu no pé do menino, quicou e atingiu o pé do pai. Depois passou no cabelo de uma menina que estava próximo. "Era uma engrenagem de aproximadamente 25 centímetros, de metal mesmo, parecia peça de embreagem. Quando bateu no pé do menino arrancou o tênis e cortou fundo. Esse é o terceiro ano que venho acompanhar a corrida e acredito que foi fatalidade", informou.
Após o incidente, outras pessoas que assistiam a competição na arquibancada foram embora.
Posicionamento - Um dos organizadores do evento, Gilberto Hidalgo, relatou que logo que as vítimas foram atingidas pela peça, que leva o nome de rolete do cardan, a ambulância prestou socorro. "Meu sobrinho que também trabalha na organização foi com eles para Santa Casa para atendê-los no que for preciso. Se precisar passar por cirurgia ou qualquer procedimento, nós daremos a assistência. Foi uma fatalidade, primeiro acidente em quatro anos da nossa organização", disse.
Questionado sobre o desaparecimento da peça, Gilberto contou que "ela é pequena, mas na velocidade que veio é realmente significativo", finalizou.
*Matéria alterada 7h52, do dia 30/06 para acréscimo de informações*
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.