No interior, servidores e alunos terão folga na Copa para assistir jogos
Onze dos 79 municípios confirmaram estratégias para dispensa em escolas e repartições
Faltando apenas dois dias para a Copa do Mundo no Catar e seis para a estreia da Seleção Brasileira nos gramados, as prefeituras do interior do Estado se articulam para montar escalas flexíveis. Ao Campo Grande News, 11 dos 79 municípios, confirmaram que farão estratégias para que os alunos e servidores sejam liberados nos dias de disputas.
Exemplo disso é Corumbá, uma das que optou por fazer um organograma diferente e disse que seguirá o governo do Estado, sendo assim, nos dias que os jogos do Brasil forem realizados às 12h, o expediente será das 7h às 11h30. Já nos dias das partidas marcadas para às 15h, o expediente será das 7h30 às 13h30.
Enquanto isso, a prefeitura de Três Lagos determinou carga horária para a primeira fase da seguinte forma: na quinta-feira (24) o funcionamento é das 7h às 13h30. Na segunda-feira os serviços serão das 7h às 11h. Dia 2 de dezembro o expediente será das 7h às 13h. No entanto, o calendário nas escolas e centros de educação infantil será cumprido normalmente.
Em Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, o prefeito Alan Guedes (PP) afirmou que devido à greve dos profissionais da educação em abril e maio deste ano, o calendário escolar não permite a liberação dos alunos e professores, mas todos estão autorizados a fazer uma pausa na hora do jogo para assistir as partidas no pátio.
"As aulas ocorrerão normalmente no período vespertino, quando os jogos começarem eles poderão ver juntos, professores e estudantes. Os servidores que não trabalham em Upas e hospitais serão liberados", explicou.
Em São Gabriel do Oeste a prefeitura definiu expediente das 7h às 13h. E as escolas funcionarão somente até às 11h. O mesmo ocorre nas repartições de Ribas do Rio Pardo, segundo o prefeito João Alfredo. "Se ganharmos vamos comemorar em casa, se perder o choro será em casa também", brincou.
Funcionários de Sidrolândia, Bataguassu, Chapadão do Sul, Glória de Dourados, Anastácio e Coxim, também poderão aproveitar as tardes livres com os amigos e a família na torcida pelo hexa. Contudo, a administração de cada município traça estratégias para liberação de alunos e professores.
Na Capital - No dia 10 de novembro a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), decretou ponto facultativo para os servidores nos dias em que houver jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, que começa no próximo dia 20, no Catar.
Quando os jogos do Brasil ocorrerem às 15h, fica concedido ponto facultativo a partir das 14h; quando as partidas da Seleção forem às 12h, a folga será a partir das 11h e para assistir os jogos que ocorrerem às 11h, os servidores também poderão sair uma hora mais cedo. O decreto determina que as horas não trabalhadas sejam compensadas até o dia 31 de dezembro de 2022.
Na Reme (Rede Municipal de Ensino), os alunos poderão ter as tardes livres para assistir aos jogos em casa. Já a Sed (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul) vai liberar os estudantes do vespertino, sendo assim, as aulas só serão aplicadas até às 11h nos dias em que o Brasil entrar em campo.
Os servidores estaduais também estarão dispensados. O primeiro jogo do Brasil será no dia 24 de novembro, contra a Sérvia. A partida esta marcada para às 14h (horário de MS).