Recheado de estrelas, time de MS leva nacional sobre Vasco e tem 5 convocados
Ao Campo Grande News, o artilheiro do Cairá, equipe de futebol de 7, narrou título do Brasileirão PC
O Cairá, equipe sul-mato-grossense de futebol de sete, vinculada ao Rádio Clube, venceu o Vasco da Gama e faturou o título do Campeonato Brasileiro da modalidade, no último domingo, e terá cinco atletas do time titular convocados para disputarem a Copa do Mundo do torneio, no próximo mês.
Entre os dias 13 e 23 de março, o grupo se apresentará no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo, para disputar o Mundial em abril, que será sediado em Salou, na Espanha.
Artilheiro do torneio, Matheus Sousa comandou o ataque e conversou com o Campo Grande News sobre como foi a trajetória na competição e quais serão os próximos passos do grupo - ele também se apresentará na Seleção.
Com apenas um gol sofrido e 24 tentos a favor, ele ressalta que os bons trabalhos de cada um fizeram com que houvesse um coletivo forte. “A gente foi o melhor ataque, mas a gente também foi a melhor defesa. Então, é um conjunto.”
O elenco é feito de estrelas, com destaques coletivos e individuais. O goleiro Moacir foi eleito o melhor na posição, na competição, e foi chamado para integrar a equipe que representará o Brasil. Ele é o capitão do time e defendeu uma das cobranças na última final, o que garantiu a vitória.
Também devem jogar o Mundial o volante Jeferson e o zagueiro Heitor, além do lateral-esquerdo Cesinha - este que foi eleito o melhor atleta da competição e anotou quatro gols.
Só tenho a agradecer aos companheiros que fizeram de tudo para que isso acontecesse. Eu estava lá para fazer os gols, mas a bola tinha que chegar para eu fazer. Principalmente, Dudu e o Cesar são os garçons, ajudam demais a tentar o possível pelo time.”
Fecham o time principal que entrou em campo na final o meio campista Dudu e o lateral direito Jean, e o restante do plantel é formado por Leonardo, Adriano, Maycon, Rodrygo e Higor. "Esses completaram o elenco, deram muito apoio e entraram bem nos jogos”, comenta Matheus.
Torneio - O Caira/Rádio Clube é o atual campeão da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol PC e desbancou o Vasco da Gama, que havia vencido as últimas três edições da modalidade.
O torneio reúne nove equipes, divididas em três chaves. Os que ficam na primeira colocação de cada grupo se unem ao segundo colocado com melhor campanha. Os quatro times se enfrentam em formato de mata-mata, a partir de uma semifinal.
No primeiro jogo, o Cairá venceu o Ativa, também de Mato Grosso do Sul, por 9 a 0, com gols de Dudu (2), Cesar (2), Matheus (3) e Rodrigo (2).
Na segunda rodada, ainda pela fase de grupos, os sul-mato-grossenses venceram o Otimismo, do Rio de Janeiro, e estavam classificados na fase eliminatória.
Nas semis, venceram o sul-mato-grossense ADD e, na final, foi a vez de enfrentar o Vasco da Gama.
Os cariocas estavam invictos e vinham em busca do quarto título consecutivo na competição. O jogo foi muito disputado e terminou sem gols, mas nas cobranças de pênaltis, os vascaínos foram superados pelo Cairá, pelo placar final de 4 a 3.
Artilheiro do time e do torneio, Matheus Sousa, que veste a camisa oito, agradeceu o empenho dos companheiros de time para conquistar o título. “Sobre eles, não tem o que falar. Cinco vão ser convocados, mas com certeza caberia os sete na seleção. Todos têm muita qualidade e a gente é um grupo muito forte, muito unido.”
"Eu cheguei esse ano no Cairá. Ano passado eles foram disputar o brasileiro e ficaram em quinto. Esse ano, chegaram eu, o Cesinha e o Dudu."
Segundo ele, o entrosamento do time foi crucial para garantir os bons resultados dentro das quatro linhas. “A gente descia para o café juntos, almoçava e jantava junto e depois conversamos sobre os jogos e fazendo o possível para se entender dentro de campo, para todo mundo correr, um pelo outro, independentemente de quem errasse ou acertasse.”
Matheus começou sua carreira em 2013, no Ativa, e no mesmo ano em que disputou a primeira competição, foi convocado na Seleção Brasileira e faturou o Para-pan juvenil em 2013, na Argentina. "Foi aí que tudo começou."
O artilheiro explica que além dos treinos feitos com a equipe, no Rádio Clube Campo, na Capital, ainda realiza treino funcional, de forma separada, para manter o bom condicionamento físico. “No período da manhã, no Rádio Clube, a gente treina finalização, posicionamento, bolas paradas e toda a parte tática, além da academia. Eu também treino muito, de noite eu faço treino separado. Estava muito focado, muito dedicado.”
O atleta ressalta o apoio dado pelo Rádio Clube, responsável por ceder o espaço para os treinamentos e arcar com a alimentação, durante a viagem, além da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), que organizou o transporte do time.
Entretanto, ele comenta que ainda são necessários novos passos para consolidar a modalidade. "A gente não tem apoio financeiro, na verdade, jogamos por amor". A modalidade teve origem na Escócia e faz parte dos jogos Paraolímpicos desde 1984.