ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Trajeto da 2ª Maratona de Campo Grande vai da Afonso Pena até o Horto Florestal

Evento tem categorias para todas idades e trará benefícios para o turismo local; haverá interdições na região

Guilherme Correia e Idaicy Solano | 02/05/2023 11:18
Maratona de Campo Grande realizada em 2022. (Foto: Marcos Maluf/Campo Grande News)
Maratona de Campo Grande realizada em 2022. (Foto: Marcos Maluf/Campo Grande News)

A segunda edição da Maratona Campo Grande será realizada em 2 de julho, nos altos da Avenida Afonso Pena, no espaço denominado Cidade da Maratona. A expectativa para 2023 é de dobrar o número de inscritos em relação à primeira edição, com 2 mil inscritos. A competição contará com três categorias: maratona (42 quilômetros), meia maratona (21 quilômetros) e maratona kids (7 quilômetros).

A largada da meia maratona será na Cidade da Maratona, passando pela Avenida Afonso Pena, seguindo pelas ruas Euclides da Cunha, Cândido Mariano, 14 de Julho, até a Eça de Queiroz. Depois, o trajeto passa pela Avenida Ernesto Geisel, até o Horto Florestal, passando pela Fernando Corrêa da Costa e Ricardo Brandão, até voltar à Cidade do Natal. Já a maratona seguirá por dentro do Parque das Nações Indígenas.

A secretária municipal de Fazenda, Marcia Okama, representando a prefeita Adriane Lopes (Patriota), afirmou que a prefeitura cedeu o espaço para realizar o evento e também fornecerá profissionais para garantir a segurança e o trânsito no local. “É fundamental a participação de Campo Grande. A Prefeitura está presente, porque a maratona já leva o nosso nome da cidade. É a maratona de Campo Grande. Há muitos anos Campo Grande anseia por esse evento. Fomenta nossa cultura, os bares, restaurantes, a rede hoteleira”.

Começa a vir outras pessoas para nossa cidade, conhecer a cidade e participar da maratona que é um grande evento, um evento super saudável, dedicado à família campo-grandense”, afirmou a secretária Marcia Okama.

Para a organizadora do evento, Kassilene Cardadeiro, a maratona tem como objetivo a promoção do esporte e melhoria da qualidade de vida. “Nosso objetivo principal é colocar Campo Grande no calendário das principais provas do Brasil. A gente cria um produto turístico para a cidade, para movimentar a economia e trazer essas pessoas de fora”.

Segundo ela, haverá premiação em todos os percursos, divididos por faixa etária. O início da prova é às 6h, devido ao trânsito. “O primeiro objetivo da maratona de Campo Grande é a promoção e fomento do esporte. O esporte enquanto atividade física e também melhora da qualidade de vida. A gente quis mostrar Campo Grande não só para as pessoas que moram aqui, mas aos atletas do interior e para todo público do Brasil”.

Além disso, a iniciativa busca movimentar a economia local e fomentar o turismo, colocando Campo Grande no calendário das principais provas do Brasil. A Prefeitura de Campo Grande e Governo do Estado apoiarão na segurança e trânsito, por meio da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), GCM (Guarda Civil Metropolitana), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. O calendário foi definido pela Setescc (Secretaria Estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) e Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer).

Presidente da Fundesporte, Herculano Borges explica que a logística do evento é complexa e espera que a competição se torne uma tradição. “É um evento que movimenta a cidade, que as pessoas gostam de assistir”.

Segundo a Agetran, o trajeto da competição foi discutido com a fiscalização de trânsito, para que as interdições e sinalizações fossem realizadas. “Elas serão interditadas meia hora antes da largada até a passagem do último participante. Assim que o último participante passar, nós liberamos as vias”.

Vencedora da maratona de 2022, Maira Brum. (Foto: Idaicy Solano)
Vencedora da maratona de 2022, Maira Brum. (Foto: Idaicy Solano)

Vencedora da maratona de 2022, a atleta e treinadora Maira Brum vai competir novamente e espera ter um desempenho ainda melhor, já que está mais treinada. “Acho que o nível esse ano vai ser um pouco elevado, mas eu vou tentar o bicampeonato”, disse ela, que virá de Dourados para a competição.

A primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, elogiou o trabalho da organização da maratona, como forma de fomentar o esporte. "Você ter essa prova aqui na nossa cidade e no nosso Estado é uma conquista enorme. Sei que muitas pessoas gostariam de fazer uma maratona, mas não tem condições. Agora podem participar".

As inscrições estão abertas e podem ser feitas por pessoas de todo o Brasil. A premiação inclui dinheiro para os atletas e troféu e medalha para o público em geral.

Evento nesta terça-feira oficializou o evento, previsto para daqui dois meses. (Foto: Idaicy Solano)
Evento nesta terça-feira oficializou o evento, previsto para daqui dois meses. (Foto: Idaicy Solano)
Nos siga no Google Notícias