Trajeto da 2ª Maratona de Campo Grande vai da Afonso Pena até o Horto Florestal
Evento tem categorias para todas idades e trará benefícios para o turismo local; haverá interdições na região
A segunda edição da Maratona Campo Grande será realizada em 2 de julho, nos altos da Avenida Afonso Pena, no espaço denominado Cidade da Maratona. A expectativa para 2023 é de dobrar o número de inscritos em relação à primeira edição, com 2 mil inscritos. A competição contará com três categorias: maratona (42 quilômetros), meia maratona (21 quilômetros) e maratona kids (7 quilômetros).
A largada da meia maratona será na Cidade da Maratona, passando pela Avenida Afonso Pena, seguindo pelas ruas Euclides da Cunha, Cândido Mariano, 14 de Julho, até a Eça de Queiroz. Depois, o trajeto passa pela Avenida Ernesto Geisel, até o Horto Florestal, passando pela Fernando Corrêa da Costa e Ricardo Brandão, até voltar à Cidade do Natal. Já a maratona seguirá por dentro do Parque das Nações Indígenas.
A secretária municipal de Fazenda, Marcia Okama, representando a prefeita Adriane Lopes (Patriota), afirmou que a prefeitura cedeu o espaço para realizar o evento e também fornecerá profissionais para garantir a segurança e o trânsito no local. “É fundamental a participação de Campo Grande. A Prefeitura está presente, porque a maratona já leva o nosso nome da cidade. É a maratona de Campo Grande. Há muitos anos Campo Grande anseia por esse evento. Fomenta nossa cultura, os bares, restaurantes, a rede hoteleira”.
Começa a vir outras pessoas para nossa cidade, conhecer a cidade e participar da maratona que é um grande evento, um evento super saudável, dedicado à família campo-grandense”, afirmou a secretária Marcia Okama.
Para a organizadora do evento, Kassilene Cardadeiro, a maratona tem como objetivo a promoção do esporte e melhoria da qualidade de vida. “Nosso objetivo principal é colocar Campo Grande no calendário das principais provas do Brasil. A gente cria um produto turístico para a cidade, para movimentar a economia e trazer essas pessoas de fora”.
Segundo ela, haverá premiação em todos os percursos, divididos por faixa etária. O início da prova é às 6h, devido ao trânsito. “O primeiro objetivo da maratona de Campo Grande é a promoção e fomento do esporte. O esporte enquanto atividade física e também melhora da qualidade de vida. A gente quis mostrar Campo Grande não só para as pessoas que moram aqui, mas aos atletas do interior e para todo público do Brasil”.
Além disso, a iniciativa busca movimentar a economia local e fomentar o turismo, colocando Campo Grande no calendário das principais provas do Brasil. A Prefeitura de Campo Grande e Governo do Estado apoiarão na segurança e trânsito, por meio da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), GCM (Guarda Civil Metropolitana), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. O calendário foi definido pela Setescc (Secretaria Estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) e Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer).
Presidente da Fundesporte, Herculano Borges explica que a logística do evento é complexa e espera que a competição se torne uma tradição. “É um evento que movimenta a cidade, que as pessoas gostam de assistir”.
Segundo a Agetran, o trajeto da competição foi discutido com a fiscalização de trânsito, para que as interdições e sinalizações fossem realizadas. “Elas serão interditadas meia hora antes da largada até a passagem do último participante. Assim que o último participante passar, nós liberamos as vias”.
Vencedora da maratona de 2022, a atleta e treinadora Maira Brum vai competir novamente e espera ter um desempenho ainda melhor, já que está mais treinada. “Acho que o nível esse ano vai ser um pouco elevado, mas eu vou tentar o bicampeonato”, disse ela, que virá de Dourados para a competição.
A primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, elogiou o trabalho da organização da maratona, como forma de fomentar o esporte. "Você ter essa prova aqui na nossa cidade e no nosso Estado é uma conquista enorme. Sei que muitas pessoas gostariam de fazer uma maratona, mas não tem condições. Agora podem participar".
As inscrições estão abertas e podem ser feitas por pessoas de todo o Brasil. A premiação inclui dinheiro para os atletas e troféu e medalha para o público em geral.