“Cara, crachá” na Governadoria será por reconhecimento facial
Estado digital – Está em fase de implantação o sistema de reconhecimento facial dos servidores da Governadoria. A nova ferramenta que irá autorizar o acesso de forma digital está sendo testada e em breve, até mesmo visitantes passarão pela máquina que vai liberar acesso ao prédio.
“Pães” – Erro, fome ou homenagem ampliada? Nesta semana, vídeo do letreiro eletrônico de um dos ônibus que circulam por Campo Grande gerou debate na internet. É que o “feliz dia” foi dado aos “pães” e não “pais”. Há quem diga que a empresa do transporte coletivo cometeu deslize, mas outras teorias foram levantadas: desde a fome de quem escreveu a frase até a mudança de grafia proposital, para contemplar também as mães que fazem papel duplo na criação dos filhos. Ficou o mistério.
Pets consumistas – O sul-mato-grossense consome mais para agradar cães do que gatos. Quem diz isso é a gigante de comércio eletrônico Shopee. A rede divulgou, via assessoria de imprensa, que as compras com coleiras, medicamentos, cobertor, escova e outros objetos para cães somam 60,6% dos produtos adquiridos para os pets. Os gatinhos ficaram com menos mimos. Para objetos destinados a eles, as compras somaram 39,4% dos produtos, embora a Shopee mesma reconheça que há produtos incluídos nessa conta que servem tanto para os cães quanto para os bichanos.
Pegou mal – Gerou muita repercussão entre agentes penitenciários a retirada do cargo comissionado de um colega, que chefiava um dos serviços da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). Ele se afastou para acompanhar familiar com problema grave de saúde e acabou perdendo o cargo, o que foi considerado uma falta de sensibilidade da gestão por colegas. A Agepen se defende apontando que somente em casos de licença maternidade é que não pode haver dispensa.
Lotação máxima – Não coube todo mundo que quis ver Tiago Botelho tomando posse da SPU (Superintendência do Patrimônio da União) no auditório do Bioparque Pantanal. O local com capacidade máxima de 250 pessoas impediu que todos acompanhassem a cerimônia. Quem estava sentado nas escadas teve que ser retirado e colocado do lado de fora, sob a alegação de multa para o locatário.
Fôlego – O juiz da Vara de Falências e Recuperações Judiciais de Campo Grande aceitou pedido de recuperação judicial formulado pelo Frigorífico Boibras, de São Gabriel do Oeste, da Bigbeef, de Campo Grande, e também transportadora pertencente ao grupo empresarial. Com isso, um passivo de R$ 51,1 milhões vai poder ser renegociado, as ações de cobrança e pedidos de bloqueio de bens e valores ficam suspensos por 180 dias, com possibilidade de prorrogação. Em 60 dias deve ser apresentado um plano para o pagamento das dívidas.
De volta – Depois de passar os últimos meses mais discreto, sem causar as polêmicas de costume nas sessões, o vereador Tiago Vargas (PSD) voltou a ocupar o microfone para trazer pautas nacionais, elogiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e provocações. Na quinta-feira (10), disse que levou "um pé na bunda" da Polícia Civil, referindo-se à exoneração que usou como bandeira para fazer oposição e eleger-se. Ele se irritou porque a vereadora Luiza Ribeiro (PT) pediu para retirar a palavra inadequada. Num tom de deboche, repetiu o termo mais 3 vezes ao dizer que queria retirar a palavra da ata.
Sobrou pra ela – No fim, mesmo tendo o parlamentar repetido os termos, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Augusto Borges, o "Carlão" (PSB), repreendeu a vereadora e não o vereador. Ele disse que cada um cuida do seu mandato e, se fosse necessário, a Mesa Diretora é que repreenderia Tiago.
Elogios – E toda a ladainha só terminou quando Tiago passou a elogiar a prefeita Adriane Lopes (PP). Quando conseguiu, finalmente, iniciar o discurso, o vereador disse que ela está de parabéns pelas obras que está lançando e citou exemplos, entre elas a da Avenida Cafezais, que tem investimento do Governo de Mato Grosso do Sul.
Com tempo – Aparentemente com tempo de sobra, o vereador Epaminondas Neto, o "Papy" (SD), foi para o Instagram fazer vídeo ensinando como dar nó de gravata. No melhor estilo, faça comigo, ele explicou o passo a passo para não errar. "Parece difícil, mas não é! Só ter calma, seguir o passo a passo e tentar várias vezes. Esse é o nó mais elegante com certeza".