Delegado é promovido por bravura 8 meses após morte
Post-mortem – Oito meses depois de perder a vida em trágico acidente na BR-060, entre Sidrolândia e Campo Grande, o delegado Mikaill Alessandro Gouvea Faria ganhou promoção. A publicação que o eleva da 2ª classe para a 1ª por “ato de bravura” foi divulgação em Diário Oficial nesta semana.
Motivo – A publicação não explica o motivo da promoção, se por atitude tomada pelo servidor antes da morte ou se o próprio ocorrido foi considerado ato de coragem do policial, já que Mikaill voltava de operação conduzida em Ponta Porã quando sofreu o acidente. O decreto assinado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) apenas explica que a promoção foi aprovada pela Procuradoria-Geral do Estado.
Na prática – A consequência prática é o aumento do valor pago em pensão para os dependentes do funcionário público estadual. O Campo Grande News pediu detalhes para a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, mas até o fechamento desta coluna os questionamentos não haviam sido respondidos.
Monitoramento escolar – O prefeito Marquinhos Trad sancionou a lei 6.763, que dispõe sobre a instalação de câmeras de monitoramento de segurança nas escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino (REME) de Campo Grande.
Autoriza, mas não obriga – Segundo o projeto, autorizativo, a instalação do equipamento irá considerar o número de alunos e funcionários existentes na unidade escolar, bem como as suas características territoriais e dimensões. A medida terá como base normas técnicas exigidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Nada de aula vigiada – Além disso, a legislação prevê que cada unidade escolar terá, no mínimo, duas câmeras, que registrem permanentemente as suas áreas externas e de acesso, sendo vedada a instalação nas salas de aula e sala dos professores.
Prioridade – As escolas situadas onde foram constatados os mais altos índices de violência terão prioridade na implantação do equipamento, por questão de segurança.
Samuvet – Também foi sancionada a lei 6.764, que autoriza a implantação do Samuvet em Campo Grande. O veículo terá como finalidade principal, socorrer animais domésticos (cães e gatos) abandonados. A ambulância poderá ficar de prontidão na UPA-VET (Unidade de Pronto Atendimento Veterinário).
Bom exemplo – Vídeo que começou a circular anteontem em grupos de WhatsApp mostra policiais militares ajudando cegos a atravessarem a Calógeras, no Centro de Campo Grande. As imagens, gravadas por alguém que está do outro lado da calçada, dividiram opiniões.
Servir e proteger – Há quem diga que os PMs estão apenas cumprindo o deve de “servir e proteger”, mas há quem elogie e atitude dos profissionais da segurança pública que pararam a vigília no cruzamento para dar uma força aos deficientes visuais.