Deputados se emocionam e lembram das origens
Homenagem - Antes de votar para eleição da mesa diretora, a deputada estadual Grazielli Machado (PR) prestou homenagem ao pai, Londres Machado, e disse que pretende valorizar os funcionários da Casa de Leis. Ela foi eleita como 2ª vice presidente da mesa.
Grávida - Grazielli disse que não vai pedir licença maternidade, ja que o parto do filho Gabriel deve ocorrer no recesso parlamentar. "Vocês ainda vão ver muito o Gabriel pelos corredores da Câmara", disse a deputada que foi corrigida por jornalistas por ter mudado de casa.
Emoção - Eleito presidente da Assembleia, Júnior Mochi (PMDB), ficou emocionado quando falou de sua trajetória política, iniciada em Coxim. Aproveitou a oportunidade para agradecer a "Coxim e aos coxinenses que primeiro me projetaram na política", disse o representante da região Norte do Estado.
Do contra - Durante a votação da presidência, o deputado estadual Amarildo Cruz (PT) disse ao colega Zé Teixeira (DEM), "vou votar em você, contrariando o Zeca do PT". Acontece que uma normativa interna dos petistas proibia o voto em candidatos de oposição.
Sozinho - A oposição só tem um partido. Pedro Kemp (PT) destacou que, "por enquanto, só o valoroso PT a compõe." No entanto, ele disse que serão analisados os projetos do Legislativo "de forma a não prejudicar o Estado". E arrematou que será cobrado transparência do novo Governo.
Paz? - Parece que o clima de harmonia deve permanecer dentro da Assembleia, pelo menos até o PMDB começar a mostrar sua força dentro da Casa de Leis. Mesmo tendo perdido a eleição, os peemedebistas seguem sendo a maior bancada dentro da Assembleia.
Educação - O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) firmou convênio de cinco anos com a MACE (Moderna Associação Campo-grandense Educacional Ltda), para oferecer descontos em cursos aos servidores, cônjuges e dependentes. A parceria vai de 21 de janeiro de 2015 até 20 de janeiro de 2020.
Tecnologia cara - O Tribunal de Justiça também contratou a empresa Trivale Administração Ltda no valor de R$ 770 mil para que seja feita a implantação do sistema de gerenciamento informatizado on-line e administração dos serviços, também será fornecido o cartão magnético para relatórios gerenciais de controle das despesas de abastecimento dos veículos da frota.
Confirmada - O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) confirmou que vai se reunir com a Petrobras nessa semana, para cobrar o andamento da obra da fábrica de fertilizantes e o pagamento de fornecedores. Porém, quem irá atender os representantes de MS serão dois diretores designados pela presidente Graça Foster.
Pesado - A partir de hoje quem precisar encher o tanque com gasolina vai pagar bem mais caro. O reajuste começou a valer ontem, mas alguns postos ainda não repassaram o aumento para os consumidores, porém, onde foi repassado o valor já saltou para quase R$ 3,50.
(Colabororu Kleber Clajus)