Desembargadores pedem afastamento de juíza
Segredinho - O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) abriu procedimento administrativo disciplinar para investigar uma juíza, lotada no interior do Estado. O termo de providências, apresentado pela Corregedoria-Geral de Justiça, foi publicado no Diário da Justiça desta terça-feira (dia 22), mas sem nenhuma pista sobre quem é o alvo ou município onde ela atua.
Na mira - O pequeno resumo informa apenas que o Tribunal do Pleno, por unanimidade, determinou a instauração de processo administrativo nos termos do voto do relator, o desembargador Carlos Eduardo Contar. A sessão foi na última quarta-feira.
Votos - Foram vencidos os desembargadores Sérgio Fernandes Martins, Nélio Stábile e Paulo Alberto de Oliveira quanto ao pedido de afastamento preventivo e também os desembargadores Amaury da Silva Kuklinski e Nélio Stábile, que propuseram a aplicação da pena de aposentadoria compulsória.
Festa - O Tribunal de Justiça fez uma manobra hoje para atender necessidade interna. Em virtude da solenidade de posse da nova desembargadora, Elizabete Anache, nesta quarta-feira (23), excepcionalmente, o horário de funcionamento do TJMS será no período matutino: das 7 às 13 horas.
Linha dura - O juiz Mário José Esbalqueiro anda com fama de malvado nos corredores do Fórum de Campo Grande. Advogados dizem que ele é bonzinho, atende muito bem, porém vira linha dura na hora da “canetada”. Não concede nada do que é pedido pela Defensoria Pública.
Cerva - O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) instaurou inquérito para investigar se há violação contra a concorrência nos grandes carnavais do Brasil, e incluiu Corumbá nesse pacote. O órgão antitruste quer descobrir se há exclusividade de marcas de cerveja e colocou a Cidade Branca na lista.
Liberado - Na Prefeitura de Corumbá, a informação é que a última vez que essa prática ocorreu foi no Carnaval de 2016, portanto, na gestão anterior. Essa exclusividade não foi adotada em 2017, 2018 e também não será em 2019.
Entrando – Poucas semanas depois de expedida pela 3ª Vara Federal da Capital, foi publicada ontem a sentença condenando 14 acusados de integrarem uma organização criminosa focada no tráfico internacional de cocaína e uso de laranjas para ocultação de bens, investigados na Operação Nevada. Somadas, as penas superam os 200 anos.
Numa fria – A operação investigada na Nevada envolvia a busca de cocaína na Bolívia, que era jogada de aviões na região da Serra da Bodoquena, e a atuação de até quatro quadrilhas. Entre os beneficiários, foram apontados alguns que viviam em ambiente de ostentação, entre carros e imóveis de luxo. Só um deles, Odir Fernando Corrêa, pegou mais de 51 anos. Cabe recurso.
Não entendi nada - A Prefeitura de Três Lagoas notificou a própria Secretaria de Assistência Social por falta de limpeza em um dos terrenos sob sua responsabilidade, que pode comprometer o combate à dengue. O CRASE Coração de Mãe pode ser multado e ainda ter de pagar pela limpeza compulsória providenciada pela prefeitura. No fim das contas, o município multa e ele mesmo paga.