ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Ex-governador vira comendador "do tereré e da polca"

Jackeline Oliveira, Gabriela Couto e Anahi Zurutuza | 21/07/2023 06:00
Presidente do Paraguai (à esquerda) entregou pessoalmente a honraira a Reinaldo Azambuja. (Foto: Assessoria)
Presidente do Paraguai (à esquerda) entregou pessoalmente a honraira a Reinaldo Azambuja. (Foto: Assessoria)

Comendador - O ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) recebeu nesta quinta-feira (20) a Ordem Nacional do Mérito do Paraguai, no grau de comendador, considerada a mais alta honraria do país vizinho e concedida pelo presidente Mario Abdo Ramirez. “Recebi em nome da população sul-mato-grossense que tem fortes laços econômicos, culturais e sociais com o vizinho país, diariamente renovados pela chipa, pelo tereré e pela polca que fazem parte do cotidiano do nosso Estado”, comentou.

Todos juntos - Além de ter toda a família ao lado, Azambuja contou com a presença do sucessor e amigo, o governador Eduardo Riedel (PSDB). O evento foi realizado no auditório da Governadoria aqui em Campo Grande. “Tenho certeza que com a Rota Bioceânica essa integração vai aumentar, trazendo desenvolvimento para os dois povos”, destacou Azambuja.

Falando difícil – Se muita gente foi ao julgamento de Jamil Name Filho atraído pela possibilidade de assistir à atuação do ex-ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Nefi Cordeiro, viu outra “estrela do Direito” chamando a atenção no plenário. Mais espalhafatoso, Eugênio Malavasi, advogado em São Paulo (SP) e surfista nas horas vagas, foi responsável por boa parte dos tons elevados de voz no júri e os gestos teatrais. Em alguns momentos, parecia que ele falava “grego”, já que abusou do “juridiquês”.  Também não tem o poder de síntese: gastou 20 minutos só em cumprimentos na primeira vez que pegou o microfone na réplica da defesa.

Apelo até para Oxalá –  Malavasi, do time de Jamilzinho, apelou para juristas conhecidos, como Pedro Lessa e Ruy Barbosa, mas em pelo menos dois momentos também convocou Oxalá, o pai de todos os orixás nas religiões de matriz africana. O advogado Márcio Widal também recorreu ao filósofo Aristóteles durante argumentação, para convencer jurados de que não existe mais de uma verdade e que, no processo, faltavam provas concretas sobre o envolvimento do cliente dele, Marcelo Rios, no crime que estava sendo julgado.

Modernização - A empresa LG Lopes Engenharia receberá R$ 65 mil para assessorar na elaboração do projeto técnico de informatização e automação do trabalho no plenário da Câmara Municipal da Capital. Assim, a Casa de Leis poderá, finalmente, investir na implementação de votação eletrônica e outros recursos bem mais modernos que os usados hoje. Atualmente, a votação é computada manualmente. O vereador diz se vota “sim” ou “não” e a mesa faz as contas na caneta para ter o placar de votação dos projetos.

Sem precedentes – Mesmo com o governo federal decretando ponto facultativo em dias de jogos da Seleção Brasileira feminina, durante a Copa do Mundo, nem o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul aderiu à folga. Um dos recordistas em feriados durante o ano, desta vez o TJ abiu mão da folga e anunciou que “não sofrerá nenhuma alteração decorrente dos jogos da seleção feminina de futebol na Copa do Mundo FIFA”, realizada na Austrália e Nova Zelândia.

União Brasil - Depois de conseguir pacificar a situação do Diretório Estadual do União Brasil, chegou a vez de definir os passos seguintes da legenda. No próximo dia 26 de julho, haverá a eleição para definir o novo diretório municipal do partido. O atual presidente é o vereador Alirio Villasanti. O sigilo é total sobre quem entrará na disputa pelo posto.

Novo partido – A imprensa nacional segue colocando a senadora Soraya Thronicke como filiada ao União Brasil. Não sabem que no dia 28 de junho a parlamentar oficializou sua filiação ao Podemos. A cerimônia aconteceu no Senado Federal. Mas embora tenha ido para o Podemos, o marido da senadora, Carlos Cesar de Lima Batista, continua no União como vice-presidente estadual e delegado nacional do partido.

Evangélica – Embora seja católica, a senadora sul-mato-grossense passou a integrar a Frente Parlamentar Evangélica, que tem, além dela, outro novato, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO). Como a crença não é critério, ela foi convidada pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG) e também pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

Deus é um só – “Não tenho atuação nessa área, fazemos parte de muitas frentes, nesta é mais no sentido de ser cristã mesmo, vou fazer parte para dar um apoio”, explica. A senadora chegou a comentar que a frente poderia se chamar Frente Parlamentar Cristã. “Mas não vou entrar nesse embate, vamos apenas apoiar mesmo”.

Nos siga no Google Notícias