ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUINTA  15    CAMPO GRANDE 34º

Jogo Aberto

Governador tem aprovação de 55,8% do eleitorado

Anahi Zurutuza e Jhefferson Gamarra | 20/08/2022 07:00

Aprovado – Reinaldo Azambuja (PSDB) está terminando seu governo de bem com o eleitorado. Pesquisa do Instituto Paraná, divulgada ontem, revela que 55,8% dos sul-mato-grossenses aprovam sua administração, contra 38,2%. A consulta foi feita entre os dias 14 e 18 de agosto com 1.540 entrevistas em 46 municípios. Os maiores índices de aprovação estão entre os consultados com 60 anos ou mais, 69,5%, mulheres, 56,8%, e pessoas com ensino fundamental, 66,4%. A pesquisa tem registro MS.04144/2022 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Larga vantagem – A mesma pesquisa coloca Jair Bolsonaro (PL) quase 16 pontos a frente do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, na disputa pela Presidência em Mato Grosso do Sul. O presidente tem 45% das intenções de votos e o petista 29,3%.

Prata da casa – Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) estão tecnicamente empatados na terceira posição com 6,2% e 5,1%, respectivamente. Brancos e nulos somam 7,0% e os que não sabem ou não responderam são 5,1%.

De que lado – O número de eleitores que ainda não decidiram em que votar para presidente da República é grande. Segundo o Instituto Paraná de Pesquisa, 33,8% afirmaram que não sabem ou não responderam a consulta.

Coluna do meio – Pelos números apontados pelo Paraná Pesquisas, o governo Bolsonaro tem 46,5% de aprovação e 32% que reprovam a maneira como o presidente governa o Brasil. 19,9% dos consultados avaliaram a administração como regular.

Cavalete colocado no canteiro em frente ao Shopping Campo Grande. (Foto: Direto das Ruas)
Cavalete colocado no canteiro em frente ao Shopping Campo Grande. (Foto: Direto das Ruas)

Sabe com quem tá falando – Candidato à reeleição, o deputado federal Loester Carlos, o Trutis (PL), e a esposa, Raquelle Lisboa (PL), que disputará vaga na Assembleia, ignoraram a lei e espalharam cavaletes com propaganda eleitoral em canteiros da Capital – nas avenidas Ricardo Brandão, Via Parque, Afonso Pena e Costa e Silva. Se a Justiça Eleitoral fizer valer a lei, os dois podem ser multados em valores que variam de R$ 2 a R$ 8 mil.

Repeteco – A candidata Rose Modesto (União Brasil) faz mais um “lançamento oficial” de sua candidatura neste sábado. Promete demonstração de “força” ao reunir representantes dos 79 municípios do Estado no comitê de Campo Grande. Para levar bastante gente, as “atrações” são a candidata do partido à presidência da República, Soraya Thronicke, e o ex-ministro da Saúde e candidato ao Senado, Luiz Henrique Mandetta.

Adesivos e festas - O candidato do PSD, Marquinhos Trad parte para o corpo a corpo, com adesivagem em cinco regiões de Campo Grande: Segredo, Prosa, Anhanduizinho, Lagoa e Bandeira. Também na Capital, a noite será animada para a candidata do PT ao governo, Giselle Marques, que vai prestigiar os colegas de Direito no Baile dos Advogados na OAB.

Pé na Estrada – Eduardo Riedel (PSDB) fará mais duas paradas pelo interior hoje. Começa o sábado conversando com eleitores em Itaquiraí e à noite, inaugura comitê na cidade vizinha, Naviraí. André Puccinelli (MDB) amanhece em Sidrolândia e termina o dia na abertura da 36ª Bon Odori, festa da comunidade japonesa, em Campo Grande.

Morre pela boca? – Para o xaperema da cabeça vermelha, que habita o Bioparque Pantanal, a máxima “o peixe morre pela boca” não tem validade nenhuma. Casalzinho da espécie é mais um que se acostumou tanto à vida tranquila nos tanques que teve filhotes. Quem observa a família, leva um susto, pensando que a dupla está tendo comportamento canibal. Mas, na verdade, papai e mamãe têm o costume de guardar os alevinos na boca, para protegê-los enquanto são pequeninos.

Nos siga no Google Notícias