Justiça ganha folga extra mudando dia de feriado
Feriadão fabricado – Antecipando-se em algumas semanas e seguindo fórmula recorrente, o Tribunal de Justiça produziu um feriado prolongado para seus servidores. Portaria publicada na quarta-feira (21) garantiu a transferência da folga alusiva ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro (uma segunda-feira), para 10 de outubro (quinta).
Divisão – O 10 de outubro será véspera dos feriados de Criação de Mato Grosso do Sul (11, uma sexta) e do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida (12, sábado). Assim, as unidades do Tribunal de Justiça não terão dois dias seguidos de expediente, emendados com o fim de semana. Em janeiro, o governo do Estado já havia previsto a antecipação para seus servidores.
2º prédio - Ao contrário do que a Emha (Empresa Municipal de Habitação) tem dito, o prefeito Marquinhos Trad garantiu que ainda não abriu mão do prédio em frente ao Mercadão, parado há 15 anos e que está à venda por R$ 8 milhões. "Estou de olho naquele prédio, analisando e vendo questões necessárias para que se torne unidades habitacionais".
Cidade dividida - Sobre todas as polêmicas envolvendo outro prédio, o do Hotel Campo Grande, ele voltou a dizer que não vai morder a isca de quem pretende "dividir a cidade entre ricos e aqueles que ganham três salários mínimos". "Minha função não é jogar rico contra pobre. Não tenho esse direito", comentou.
Terra plana - O Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse em Campo Grande, durante o 8° Reunião sobre Corredor Bioceânico que não sabe quem é terraplanista no governo. “Certamente não sou eu”, garantiu.
Não funciona - Ele foi questionado sobre o ponto de vista integrantes do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), adeptos da teoria de que a terra é plana, o que comprometeria bastante os projetos para levar mercadorias até a China pelo Oeste, o que só funciona porque o planeta é redondo.
Novela - O deputado Evander Vendramini (PP) contou que vai no começo de setembro, junto com seu colega de partido Gerson Claro (PP), a Brasília para conversar sobre o futuro do PP em Mato Grosso do Sul. Ele adiantou que neste encontro será definido o presidente provisório da legenda, após o fim do mandato do ex-prefeito Alcides Bernal (PP), que terminou no dia 11 de agosto.
Próximos capítulos - Vendramini adiantou que a intenção do grupo é que, assim que for definido o novo presidente regional, seja possível convocar a eleição do diretório do PP. "Se for eu (escolhido) e tiver a aval da direção nacional, convoco a eleição o mais rápido possível. Até para garantir o diretório definitivo”, disse ele.
Dados locais - A Fecomércio fará um levantamento para saber quais os impactos para a economia em Mato Grosso do Sul com a liberação de recursos do FGTS. Os saques estarão disponíveis a partir de setembro. No saque imediato, os trabalhadores poderão sacar até R$ 500 por conta. Para participar do levantamento basta acessar o link.
Questão de tempo - MS ainda não tem casos de sarampo com transmissão local registrados, mas a chegada da doença é considerada iminente por quem trabalha com epidemiologia. O esforço é para impedir, admitiu um técnico da área à coluna, mas com o vírus circulando em 11 estados, três deles vizinhos a Mato Grosso do Sul, a tarefa fica cada vez mais difícil. Uma certeza une os trabalhadores na saúde: se não tivesse havido descuido com a vacinação em anos anteriores, por parte da população, não haveria motivo para medo.