ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  08    CAMPO GRANDE 28º

Jogo Aberto

Lula voltou ao poder, já o horário de verão...

Jackeline Oliveira, Caroline Maldonado e Gabriela Couto | 23/09/2023 07:00
Amanhecer de sexta-feira em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminame)
Amanhecer de sexta-feira em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminame)

Dia do mesmo tamanho - Foi só falar em calor extremo, que o povo já começou a perguntar sobre a volta do horário de verão. Como foi derrubado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, com a volta de Lula os favoráveis ao período especial contavam com o retorno. Mas o Ministério de Minas e Energia jogou balde de água fria em nota oficial. “Em virtude do planejamento seguro implantado pelo ministério desde os primeiros meses do governo, os dados não apontam, até o momento, para nenhuma necessidade de implementação do Horário de Verão”.

Baleia avisado - O presidente do Diretório Estadual do MDB, Waldemir Moka, afirmou que se reuniu na quarta-feira (20) com o presidente nacional do partido, Baleia Rossi, para falar das articulações aqui no Estado, que foram bem recebidas. "Dei a ele o conhecimento do acordo com o PSDB de construir alianças onde for possível. Baleia acha que é esse o caminho”.

Prêmio - A senadora Soraya Thronicke (Podemos) foi premiada em três categorias do Prêmio Congresso em Foco 2023. Ela ficou entre os 15 "Melhores do Senado" pela votação popular; entre os cinco "Melhores do Senado" pela votação do júri especializado; e "Melhor Senador da Região Centro-Oeste".

Coleção - Soraya disse que ser premiada, principalmente, na categoria com votos da população mostra que ela “está no caminho certo”. Eleita pelo PSL (Partido Social Liberal), para mandato de 2019 a 2027, a senadora mudou-se para o União Brasil e em junho deste ano foi para o Podemos. Em 2022, foi eleita a "Melhor Parlamentar de Mato Grosso do Sul" da legislatura 2019-2022, pelo Ranking dos Políticos. Foi ainda uma das vencedoras do Prêmio Congresso em Foco em seu primeiro ano de mandato.

Também levou - A deputada federal Camila Jara (PT) foi a única de MS entre os dez melhores deputados(as) federais. Ela foi premiada pela defesa do clima e sustentabilidade. Por região, a parlamentar apareceu em segundo lugar entre os deputados. No Senado, Thronicke ficou em primeiro lugar, com Tereza Cristina (PP) em terceira posição.

Desistiu - Um dia após o deputado federal Vander Loubet (PT) afirmar que sua colega de bancada, Camila Jara (PT), é a favorita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para disputar as eleições à Prefeitura de Campo Grande, a professora Eugênia Portela ( PT) retirou sua pré-candidatura e manifestou apoio a também professora Bartolina Catanante (PT).

Insistente - Já a advogada Giselle Marques (PT) segue insistindo com seu nome no partido para que ela seja a pré-candidata. Vereadores e deputados estaduais já manifestaram a preferência ao nome de Camila Jara, desconsiderando as mulheres mais experientes do partido pela estreante que ainda não conseguiu terminar nenhum mandato para qual foi eleita.

Plano frustrado - Foi nomeado na quinta-feira (21) o novo diretor-presidente da Fundação de Cultura. Eduardo Mendes Pinto assume a pasta a partir de agora. Ele já estava trabalhando no local como assessor direto do secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda. Desta forma, a pressão que existia no meio para Miranda deixar o cargo e dar espaço para a adjunta Viviane, que é indicação do PT, acabou não vingando.

Tipoia - O ex-ministro da Casa Civil, Carlos Marun, tem aparecido de tipoia, dando suporte à fratura no braço direito. Na hora de explicar o motivo, ele só fala em queda e faz brincadeira. "Tentaram me derrubar e conseguiram", explicou, sem detalhar como foi o acidente.

Ipê em pé - Até o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Fernandes Martins, colocou a mão na terra para plantar um ipê-amarelo no jardim de entrada do TJ. Com as críticas recentes sobre desmatamentos para novas construções no Parque dos Poderes, pelo menos essa árvore ele espera ver no futuro. “Penso eu passando nesse lugar daqui uns dois anos e vendo essa árvore florida e também cobrindo o chão com sua cor”, poetizou.

Nos siga no Google Notícias