ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 28º

Jogo Aberto

Mesmo preso, Jamilzinho continua ganhando dinheiro

Por Ângela Kempfer e Anahi Zurutuza | 08/07/2024 06:00

Indenização pra rico – Cinco anos depois “dos Name” pararem nas manchetes dos jornais, com a prisão de pai e filho, a família conquistou na Justiça direito a indenização que foi pleiteada oito meses antes do episódio policial. No fim do mês passado, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) reconheceu que a Prefeitura de Campo Grande e a Pactual Construções terão de pagar à família por danos causados em área de 71 mil metros quadrados, em frente ao Parque Laucídio Coelho, no Bairro Jóquei Clube, durante obras de drenagem e pavimentação realizadas na região entre 2012 e 2018. O terreno integra o vasto patrimônio do clã. Falta calcular o valor.

Batalha vencida – Se na área criminal, as conquistas judicias são escassas, na esfera cível, esta é mais uma vitória nas inúmeras batalhas travadas na Justiça pela família de muitas posses e negócios. Em janeiro, quase três anos após a morte de Jamil Name, o empresário acusado de chefiar uma facção criminosa ligada ao jogo do bicho em Mato Grosso do Sul, ganhou causa no valor aproximado de R$ 3 milhões, que deve ficar com os herdeiros, incluindo Jamil Name Filho, que está preso desde 2019.

Tema espinhoso - O TJMS deve analisar em breve norma do TCE que limita os recursos contra os pareceres prévios sobre despesas públicas. Muitos ordenadores de despesa estavam ingressando com mandados de segurança, mas como houve uma ação coletiva, do PSDB, PSB e PP, as demais ficam suspensas até que essa seja julgada. O desembargador Carlos Eduardo Contar concedeu liminar em março mantendo o rito anterior para recursos contra os pareceres. A mudança foi definida no final do ano passado, alterando, de forma administrativa, o que consta em lei.

Eduardo Riedel, o pai e o filho Rafael no domingo de maratona em Campo Grande. (Foto: Reprodução)
Eduardo Riedel, o pai e o filho Rafael no domingo de maratona em Campo Grande. (Foto: Reprodução)

Torcida - A família foi unida torcer pela primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, que participou da Maratona de Campo Grande. Além do filho Rafael e do esposo, o governador Eduardo Riedel, o sogrão também apareceu. Seu Nelson Riedel até posou para fotos durante o evento de domingo.

Navio para Campo Grande - Um novo projeto para um terminal de cruzeiros no litoral norte de São Paulo promete revolucionar o turismo na região, facilitando o acesso para turistas de várias localidades, incluindo Campo Grande. Segundo os desenvolvedores, a logística será simples: turistas de cidades como Araçatuba e Campo Grande poderão pegar um avião até São José dos Campos e seguir de carro até o terminal.

Bioinsumos - O mercado de bioinsumos no Centro-Oeste está em plena expansão, com empresas disputando uma fatia de R$ 5 bilhões. Mato Grosso lidera com 33,4% do mercado, enquanto Mato Grosso do Sul detém 7,8%. A demanda por uma produção agrícola mais sustentável, o aumento do interesse por produtos com menos químicos e políticas governamentais de incentivo são fatores que impulsionam esse crescimento.

Rechaçado- Durante evento de alas conservadoras da política, em Balneário Camboriú (SC), a possível substituição do ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2026 foi fortemente rejeitada. Apesar de queimado pelo partido na semana passada, o deputado federal Marcos Pollon (PL) afirmou que Bolsonaro é o único líder forte da direita no momento, e que reconhecê-lo como tal é essencial para pertencer ao grupo que ainda acredita em reverter a inelegibilidade.

Colheitadeira por drone - Vinicius Fernandes, 22 anos, de Campo Grande,  virou noticia nacional porque trocou a colheitadeira pelo drone para aplicar agrotóxicos nas fazendas. Crescido no sítio dos avós, Vinicius sempre teve paixão pelo campo, levando-o a operar colheitadeiras aos 17 anos. Hoje, ele utiliza drones para mapear e pulverizar áreas agrícolas, destacando-se como um exemplo de inovação tecnológica na agricultura.

Turbinar - O PT está investindo em viagens e vídeos de Janja, esposa do presidente Lula, para impulsionar candidatas nas próximas eleições. Camila Jara deve ser uma a receber a visita ilustre durante a campanha à prefeitura, já que Lula não tem planos de aparecer por aqui. Esta estratégia mostra a tentativa do PT de renovar sua base e promover novas lideranças femininas em um cenário político desafiador.

Velha política - As eleições municipais de 2024 estão prestes a ressuscitar antigos expoentes da política nacional, incluindo Delcídio do Amaral, de 69 anos, que concorrerá à prefeitura de Corumbá. Delcídio não larga o osso, foi o primeiro senador preso no exercício do mandato e agora anuncia um plano ambicioso para tornar Corumbá "opulenta e rica, como no início dos anos 1900".

Nos siga no Google Notícias