ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Ministra elogia MS: "está pelo menos empatando com o fogo"

Por Gabriela Couto e Ângela Kempfer | 05/09/2024 06:00
Ministra e o governador Eduardo Riedel em viagem a Corumbá. (Foto: Assessproa Governo)
Ministra e o governador Eduardo Riedel em viagem a Corumbá. (Foto: Assessproa Governo)

Elogiado - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, elogiou o governador Eduardo Riedel (PSDB) durante sabatina da Comissão de Meio Ambiente do Senado, nesta quarta-feira (4). “O governador Eduardo Riedel tem uma postura exemplar. Temos trabalhado ombro a ombro. Se não fosse assim não estaríamos pelo menos empatando o jogo. Até uma semana atrás, por semana, abria-se dez frentes de combate a incêndio, isso significava mais equipe, mais intensidade das equipes, isso caiu para sete. E nós queremos que chegue a zero”.

Rei da polarização - GPS partidário, criado pelo jornal Folha de São Paulo para analisar o espectro ideológico no Congresso, destacou a votação de um projeto de lei como o principal divisor entre a esquerda e a direita na Câmara dos Deputados. E a autoria é de um sul-mato-grossense: o deputado Marcos Pollon (PL). A proposta proíbe invasores de propriedades rurais de receberem auxílios ou benefícios de programas do governo federal, como o Bolsa Família, além de impedir a posse em cargos e funções públicas. Foi a proposta que mais acirrou a polarização ideológica no Congresso.

Perdido na fofoca - Ex-deputado federal Fábio Trad usou o Instagram para fazer um questionamento comum do X (antigo Twitter) e questionou quem é Deolane, a influencer que tomou conta do noticiário nacional nas primeiras horas desta quarta-feira (4). O posicionamento não deixa de ser uma crítica à qualidade do conteúdo que a maioria lê, principalmente, nas redes sociais.

Suplementação - A Mesa Diretora da Câmara Municipal autorizou uma suplementação orçamentária de R$ 621.663,90 para o orçamento de 2024. Essa decisão foi tomada com base no Regimento Interno da Câmara e na Lei Orçamentária Anual de 2024. No entanto, não foram detalhados os motivos do remanejamento do recurso.

Liberando dinheiro - O Plenário aprovou o projeto de lei que permite à União doar materiais e equipamentos a estados e municípios para enfrentar emergências fitossanitárias ou zoossanitárias. Relatado pela senadora Tereza Cristina (PP), o projeto também autoriza o Ministério da Agricultura e Pecuária vários gastos, mesmo antes da declaração oficial de emergência.

Vai à sanção - A ideia é pagar diárias, passagens e outras despesas a servidores públicos envolvidos nessas operações, sem necessidade de decreto de emergência. A proposta, de autoria do Poder Executivo, também facilita a doação de recursos a entidades federais, estaduais e municipais, independentemente de sua adimplência com a administração pública federal. O projeto segue agora para sanção presidencial.

Duplicidade - O deputado Antônio Vaz (Republicanos) resolveu pegar carona em assunto que já está em discussão no Senado. Apresentou projeto proibindo no Estado “o uso, a comercialização, a importação, produção de quaisquer Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF)", os vapings e também narguilé. Ele chama esses produtos de "pseudas alternativas ao tratamento do tabagismo".

Táxi para sete - Também na Assembleia Legislativa, tramita proposta que aumenta a concessão da isenção do IPVA a táxis com até sete lugares, apresentada pelo deputado Rinaldo Modesto (Podemos). A regra atual vale só para táxis que comportam 5 pessoas.

Alerta - O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) emitiu um alerta sobre golpe que utiliza o nome da Justiça Eleitoral para obter dados pessoais. A fraude envolve um e-mail falso que solicita que as pessoas acessem um link supostamente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para obter informações sobre a convocação de mesários. O site fraudulento pede o CPF da pessoa, mas o TRE-MS esclarece que a página é falsa e que a confirmação dos convocados deve ser feita apenas no site oficial do Tribunal, na área destinada aos mesários.

Mais uma - A Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), convocou uma audiência pública para discutir o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do empreendimento "LOG Campo Grande SPE Ltda.", um depósito fechado com área superior a 720m². A audiência ocorrerá no dia 30 de outubro de 2024, às 18 horas, no Auditório Engenheiro Nilo Javari Barém, na Planurb. O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube.

Nos siga no Google Notícias