ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

“Ok” para suposta propina teve “joinha” ao lado de prefeita

Por Anahi Zurutuza, Fernanda Palheta e Caroline Maldonado | 06/04/2024 07:00
“Ok” para suposta propina teve “joinha” ao lado de prefeita
Diálogo interceptado pelo Gecoc entre vereador e investigado sobre suposta propina (Foto: Reprodução)

Por pouco – O Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção), um dos braços do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) responsável pela Operação Tromper, deflagrada nesta semana, identificou supostos pagamentos de propina a vereadores de Sidrolândia, cooptados por esquema de fraudes em licitações para desvio de dinheiro público através de contratos milionários com a prefeitura da cidade. A prefeita, Vanda Camilo (PP), não é citada nos relatórios, embora tenha o genro, o vereador da Capital, Claudinho Serra (PSDB), apontado como líder do esquema. Ela passaria ilesa pelas 1.434 páginas que o processo acumulou até agora, não fosse por print de conversa de WhatsApp entre dois investigados.

Sticker – No diálogo interceptado, o vereador Izaquel Diniz, conhecido como Gabriel, cobra “pagamento” de Tiago Basso, ex-servidor da prefeitura e um dos integrantes do esquema, segundo o MP. Ao receber resposta positiva para a suposta propina, o parlamentar devolve com foto em que posa ao lado da prefeita, fazendo “joinha”, em formato de sticker, ferramenta divertida usada no WhatsApp.

Laranjal em Sidrolândia – Em breve uma área de 5 mil hectares entre Campo Grande e Sidrolândia deve ser ocupada por plantações de laranja da Cutrale, empresa famosa na atividade no País. Ela é antiga dona de uma propriedade na região, de 6 mil hectares, a fazenda Aracoara, e após contatos com o Governo Estadual, bateu martelo nos planos de cultivar 1,7 milhão de pés de laranja em área de 5 mil hectares.

Planos para expansão – O Executivo já tinha divulgado a iniciativa no mês passado, mas o assunto voltou à tona em fala do governador Eduardo Riedel. Há intenção da empresa em chegar a 30 mil hectares de pés de laranja no Estado.

Movimentando – Além de movimentar o setor agropecuário, e 84ª Expogrande deverá impactar o comércio da Capital. O presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, contou durante a abertura da feira, na noite desta quinta-feira (4), que tem recebido muitos relatos de comerciantes. "As crianças estão indo nas lojas comprar roupa para ir no show da Ana Castelo", disse. A apresentação da sul-mato-grossense será na próxima sexta-feira (12).

Dança das cadeiras – Com arquibancada do Parque de Exposições Laucídio Coelho lotada, o deputado federal, Beto Pereira (PSDB), e a superintendente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), Rose Modesto (União Brasil), acabaram dividindo a mesma cadeira na primeira fila da abertura da feira agropecuária. O parlamentar saiu antes do encerramento do evento e a superintendente chegou atrasada. Ambos são nomes na disputa de uma outra cadeira: a de chefe do Executivo Municipal.

Inspiração – Em seu discurso, a prefeita Adriane Lopes (PP) fez questão de elogiar a primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel. "Ela é uma inspiração para mim", disse a chefe do Executivo Municipal na abertura da Expogrande. Sentadas lado a lado, elas acompanharam a solenidade juntas trocavam comentários.

Internacional – A abertura oficial na Expogrande 2024 também contou com participação de autoridades estrangeiras. O cônsul honorário do Brasil em Luxemburgo, André Bezerril, e a comitiva do Chile formada pela presidente da Empresa Portuária de Iquique, Magdalena Balcells González, e pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação – CORE Tarapacá, Germán Quiroz, vieram a convite da Prefeitura de Campo Grande, que também inaugurou um estande na Feira voltado para negócios.

Gratidão - A primeira-dama Mônica Riedel não poupou agradecimentos durante o lançamento da campanha de arrecadação de agasalhos na sexta-feira (5). Ela deu destaque à ajuda que recebeu da secretária-adjunta de Governo e Gestão Estratégica, Ana Nardes, e da coordenadora geral da campanha, a servidora da SAD (Secretaria de Administração de MS), Gisele Furquim.

Solução – Como algumas roupas doadas não eram adequadas para o inverno, a primeira-dama teve ideia de fazer bazar para vendê-las e com os recursos comprar outros tipos de peças, como vestimentas de frio para bebês, por exemplo.

Nos siga no Google Notícias