ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, DOMINGO  22    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Primeiro debate é compromisso de todos os candidatos

Anahi Zurutuza | 06/09/2022 06:00
Candidatos ao Governo, que participam hoje de primeiro debate. (Fotos: Divulgação)
Candidatos ao Governo, que participam hoje de primeiro debate. (Fotos: Divulgação)

Agendas – O primeiro debate dos candidatos ao Governo de Mato Grosso do Sul, promovido pela rádio Morena FM e o site Primeira Página, é compromisso em todas as agendas nesta terça-feira (5). Com poucos afazeres pela manhã e à tarde, a maioria apenas dá entrevista e deve dedicar algumas horas na preparação para as perguntas e respostas que precisará elaborar ao vivo, durante a noite.

Público restrito – Rose Modesto (União Brasil) é a única que terá agenda pública, embora não tenha divulgado onde. Pela manhã, ela estará no comércio em bairros da Capital e depois de dar entrevista a emissora de televisão, à tarde, visitará empresas. Adonis Marcos (Psol), André Puccinelli (MDB), Capitao Contar (PRTB), Eduardo Riedel (PSDB), Giselle Marques (PT) e Marquinhos Trad (PSD) evitarão o corpo a corpo e terão reuniões apenas com apoiadores e equipes.

Aviso – Faltando menos de um mês para as eleições, TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) tem divulgados avisos para que eleitores não façam confusão este ano e se lembrem de que os locais de votação no Estado fecharão às 16h. Por determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o horário de votação nas eleições de 2022 será uniformizado pelo horário de Brasília em todos os estados e no Distrito Federal. Com isso, por aqui e em mais cinco estados, os eleitores deverão comparecer aos locais de votação entre 7h e 16h.

Fake news – A decisão do TSE tem como principal objetivo minimizar a propagação de fake news sobre as eleições. Até 2020, a votação acontecia dar 8h às 17h, conforme o fuso de cada local e a mudança foi aprovada em dezembro do ano passado. Em outros anos, enquanto o resultado das eleições não saía por conta das diferenças de horários, teorias conspiratórias sobre fraudes no processo eleitoral eram divulgadas.

Baixa – A candidata à Presidência, Soraya Thronicke (União Brasil), teve baixa inesperada na equipe. Lucka Pimenta, uma de suas assessoras, sofreu um infarto no dia do debate dos presidenciáveis na Band, no dia 28 de agosto. Ela precisou passar por cirurgia, ficou em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e agora, se recupera, em repouso absoluto, em casa.

Baixando – E o preço cobrado pela gasolina em Campo Grande continua baixando e na noite desta segunda-feira (5), já era possível encontrar o litro a R$ 4,69, dez centavos a menos que nos postos mais baratos da cidade na semana passada. A Petrobras anunciou, na semana passada uma nova redução no preço da gasolina vendida às distribuidoras, o que ainda deve refletir nas bombas.

Milagres – Após uma imagem de Nossa Senhora Aparecida "sobreviver" a um incêndio numa casa em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, Paraná, internautas se lembraram de outro caso semelhante, ocorrido em Bataguassu (MS), no dia 27 de julho. Na ocasião, uma carreta carregada com fardos de algodão pegou fogo. A parte onde estava a carga foi destruída pelas chamas, mas o painel da santa não queimou. À época, o motorista conversou com o Campo Grande News e disse ter ficado em choque. “Não consigo explicar”, disse Lotário Tiegs, de 44 anos.

Recorde – Movimentado principalmente pelo Festival de Inverno de Bonito, o principal destino turístico de Mato Grosso do Sul recebeu em agosto 22.461 turistas, o melhor movimento para o mês em oito anos, segundo o Governo do Estado.

Retomada - O acumulado em oito meses foi de 172.500 turistas, com previsão de a cidade receber mais 100 mil visitantes até dezembro. O melhor ano para o turismo local foi 2016, com 212.817 visitantes. No ano passado, o retorno da atividade pós-pandemia atraiu 205.460 visitantes.

Expectativa – Vinte e três instituições civis e militares participação do desfile de 7 de Setembro, no Centro de Campo Grande, amanhã e a expectativa que o evento leve pelo menos 4 mil pessoas para as arquibancadas. Por causa da pandemia, há dois anos, fanfarras não animam o público na tradicional parada, onde tanques de guerra, marchas e outras exibições são atração.

Nos siga no Google Notícias