ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 16º

Jogo Aberto

Riedel testa veículo movido a combustível sustentável

Por Ângela Kempfer, Gabriela Couto Fernanda Palheta e Caroline Maldonado | 12/07/2024 06:00
Governador Eduardo Riedel durante test drive (Foto: Reprodução das redes sociais)
Governador Eduardo Riedel durante test drive (Foto: Reprodução das redes sociais)

Test drive - O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), participou do anúncio da expansão da Usina da Adecoagro, primeira planta de biogás e biometano em Mato Grosso do Sul. No clima de sustentabilidade, o tucano aproveitou para conhecer de perto a tecnologia e chegou ao evento, em Ivinhema, dirigindo um veículo movido a biometano. Nas redes sociais o governador compartilhou imagens do test drive e ressaltou a importância do investimento. "Mato Grosso do Sul induzindo políticas públicas e os empresários acreditando para que que a gente avance em uma matriz energética mais limpa e cada vez mais a caminho do MS Carbono Neutro em 2030", disse.

Audiodescrição sincerona - A defensora pública Zeliana Sabala fez uma audiodescrição sincerona durante o 1º Encontro Estadual dos Conselhos de Mato Grosso do Sul. Ao usar a fala ela disse estar ‘acima do peso’ e não pintar os cabelos de propósito para mostrar que é 50+. Ela ainda foi a única a usar o gênero neutro durante o início e o final do discurso ao agradecer ‘todas, todos e todes’.

Iguais e diferentes - Em seguida, a ministra das Mulheres Cida Gonçalves, reforçou a sinceridade na audiodescrição. “Também estou fora do peso oficialmente. Mas meu cabelo é loiro e castanho, porque sou das que pintam”, brincou.

Desculpa - Ela aproveitou a ocasião para pedir desculpas pela demora em retornar a Mato Grosso do Sul. Cida tinha prometido participar do evento em março deste ano, mas por conta das agendas ministeriais teve que adiar mais de uma vez a vinda para o Estado. “Quero vir mais. Devo isso a Mato Grosso do Sul pela minha história”, reforçou.

Agenda lotada - Nos últimos meses, a agenda de audiências públicas foi intensificada na Câmara Municipal. A maioria delas foi promovida pelos vereadores Luiza Ribeiro (PT) e André Luís Soares, o “Prof. André” (PRD). Somente em maio, Luiza promoveu sete audiências pela Casa de Leis, a maioria fora da Câmara, levando o debate aos bairros, à tarde ou no início da noite.

Limite - Com as eleições se aproximando e diante do aumento de audiências realizadas, a presidência da Câmara Municipal decidiu que os eventos serão promovidos exclusivamente nas segundas e sextas-feiras, durante a manhã. Ocorre que quando as audiências são em horário comercial, em que muitas pessoas estão trabalhando, sempre há alguém que reclama, alegando que o povo acaba não tendo acesso ao debate.

Tem que ter tempo - Questionado se a limitação de dias e horários poderia desagradar a população, o presidente Carlos Augusto Borges disse que não vê dessa forma, porque ele mesmo quando presidiu uma entidade se dedicava para não perder nenhum debate, independente do horário. Ele foi presidente da Ucaf (União Campo-grandense de Associações de Moradores em Favelas, Assentamentos e Núcleos Habitacionais).

Explicando - Carlão explicou que a equipe que trabalha na realização e transmissão ao vivo desses eventos já é organizada para atuar nesses horários, porque às terças e quintas-feiras tem sessão ordinária, em que os vereadores votam projetos, e às quartas-feiras tem sessão solene, em que são concedidas homenagens. Além disso, muitas audiências estão virando “debate partidário” com as eleições de outubro chegando, segundo Carlão.

Comissão de recesso - Os vereadores da Câmara Municipal definiram os membros da Comissão Representativa para atuar durante o período de recesso parlamentar. O grupo que atuará até o dia 31 de julho é composto por William Maksoud (PSDB), Ayrton Araújo (PT), Tiago Vargas (PP), Ronilço Guerreiro (Podemos) e Betinho (Republicanos).

Balanço - Os vereadores concluíram o primeiro semestre com 12.151 indicações, 27 audiências públicas, 276 projetos aprovados, além da manutenção de 11 vetos do Executivo e uma rejeição. Para o segundo semestre, outros 89 projetos continuam em tramitação para passarem pelo crivo dos vereadores em Plenário, assim como três vetos do Executivo que ainda serão analisados no decorrer de 2024.

Nos siga no Google Notícias