Ano será dos hexágonos pelo chão, nas paredes e até nos móveis
O polígono com seis lados, que todo mundo aprende a reconhecer na aula de Geometria é uma das principais tendências na arquitetura em 2016. Em todas as revistas especializadas é possível encontrar, pelo menos, um ambiente com hexágonos pelo chão e paredes, em áreas externas ou internas.
A estrutura, que lembra colmeias, inspira como nunca até no desenho de móveis. Os materiais hexagonais vieram com força na Feira Expo Revestir de 2015 e vão continuar em alta como o retrô chique, em referência à art déco.
Na decoração, montagens com espelhos ou revestimentos em madeira e cerâmica são outras das tantas aplicações para o que tradicionalmente aparecia nas construções até a década de 80, mas foram perdendo espaço para os grandes formatos retângulares. Agora, voltam com materiais e cores mais modernas.
Mudou até a paginação na hora do assentamento. Antes fixadas de maneira linear, agora são mosaíco mesclando estampas que remetem aos ladrilhos hidráulicos, por exemplo. Um dos efeitos modernos garantidos pelos hexágonos é a disposição que provoca sensação de continuidade, com algumas peças coloridas salpicadas em um desenho com duas cores.
Veja alguns ambientes que se transformaram com o hexágono.