Demi-suíte é conceito antigo, mas ajuda a otimizar espaço interno do ambiente
Talvez nem todo mundo entenda o termo demi-suíte, mas a proposta é bem simples. Atender dois quartos com um só banheiro, fazendo com que os dois dormitórios tenham acesso ao cômodo como se fosse uma suíte convencional.
Antiga na arquitetura, a proposta não é amplamente utilizada atualmente, apesar de ser uma resposta mais barata e rápida aos problemas de quem tem uma família grande.
A privacidade no banheiro é garantida por meio de duas portas que dão acesso a cada um dos quartos.
“A demi-suíte economiza espaço porque você não teria a necessidade de construir duas ou três suítes, mas ela deve ser bem pensada. Já apliquei o conceito em uma reforma para economizar espaço, crescer outros cômodos, então depende muito da situação”, afirma a arquiteta Cláudia Sá Earp.
No caso descrito por Cláudia, o banheiro seria dividido por dois irmãos. “Eram dois adolescentes e eles gostaram muito da ideia, como eram meninos eu não precisei me preocupar muito com a decoração. A casa tinha uma suíte, um banheiro social e um lavabo. O banheiro social se transformou na demi-suíte e o lavabo ficou onde estava”, indica.
Cláudia explica que nos casos em que o banheiro será dividido por pessoas de sexo diferente, uma ideia é separar a área do banho da pia.
“Outro caso foi uma vez que fiz para uma família em que os pais já tinham mais 70 anos e os filhos estavam casados. Visitavam apenas algumas vezes, com suas respectivas famílias", diz.
Neste caso, o objetivo era diminuir as preocupações do casal com muitos cômodos. "Como muitas pessoas iriam usar quando visitassem os pais separamos o vaso por outra porta, o que permitia que uma pessoa usasse enquanto a outra escovava os dentes”, exemplifica.
Para que a demi-suíte dê certo, é importante que a residência tenha um espaço na área do banheiro, com possibilidade até de ampliação. “Ele precisa ser normalmente retangular, para que caiba as portas. Um opção é usar a porta de correr que deixa o ambiente bonito e economiza espaço”, diz.
A decoração dos espaço pode ser clean, mas uma ideia é usar um box que esconda o interior e até um adesivo.
Se for menino e menina há a possibilidade de brincar com a divisão ou investir em uma cor clean, como o branco. “Depende da situação e da personalidade de quem vai dividir o banheiro”, acredita Cláudia.
O único ponto que não pode ficar de fora ao adotar a demi-suíte é esquecer de trancar as duas portas ao usar o banheiro.