Não precisa ser conhecedor de vinho, o que vale é a adega ser a sua cara em casa
O clima favorece o apreço pela bebida e em casa, a adega pode ser um charme. Ninguém precisa ter uma coleção de garrafas e nem tampouco ser um aprendiz de sommelier para ter um espaço deste em casa, basta só ser a cara dos donos.
Designer de interiores, Renata França, explica que o mais importante é você ter um espaço reservado para ser adega, não é necessário um cômodo específico. "Pode ser embaixo de uma escada ou outro local que não vá atrapalhar a circulação", descreve.
Escolhida a área, é a criatividade que entra em cena e uma aposta são as temáticas. "A gente pode puxar mais para o retrô, aplicando temas como vintage, o rock, o praiano fica legal também. O principal é a gente entender o hobby ou a paixão do cliente", esclarece.
Em casa, a designer explica que a gente pode brincar com temas como algo mais feminino usando madeira e fotos ou masculino com cores escuras e trabalhado na aplicação de imagens como carros, motocicletas. "Existem também pessoas que têm paixão por bicicleta, a gente pode remeter aquilo. É um universo vasto, onde podemos trabalhar com 'n' coisas". Quer um exemplo?
Um dos projetos que Renata fez usou suporte de bonés para as taças. Os materiais podem ser telhas, blocos de construção - aqueles com quatro furos - ou até mesmo de vidro. "É um campo charmoso para a casa, principalmente quando a adega tem a característica dos donos. E não precisa ser um entendedor do assunto, não precisa ter uma paixão, basta você gostar de ter um cantinho destes em casa", afirma a designer.
Dicas - As cores são os truques a serem seguidos, caso o espaço seja realmente pequeno. Para ampliar a adega, não se aconselha pintar tudo de escuro e espelhos caem bem na hora de dar ao lugar a sensação de grandeza.
O sabor também é levado em conta na arquitetura. Para não perder suas características, o vinho deve estar em contato com a rolha e não pode receber muito calor. O suporte precisa estar levemente inclinado para que a bebida fique em contato com a rolha. Para a iluminação, o ideal é que sejam lâmpadas de LED que não liberam muito calor.
Veja abaixo alguns exemplos de mostras de decoração: