Plotagem é a opção cada vez mais prática de renovar o escritório e até a casa
Nada do caos que as obras trazem. Mudar a decoração da casa e do trabalho há algum tempo é bem mais simples e até mais barata. Uma maneira de dar cara nova a móveis e ambientes é a “plotagem”, os adesivos que decoram interiores.
Na agência de publicidade “Fenix Ribeiro”, a forma que a proprietária Regina Fonseca encontrou para deixar o ambiente descolado é a intervenção de figuras por todo o espaço, incorporando o bom humor à rotina de trabalho. “Eu trabalho com criatividade, e o ambiente me estimula, além de ser mais barato”, explica.
A ideia tomou conta até da mobilia. “É uma solução barata para paredes e móveis, que apesar de velhos mantém-se bem conservados”, conta Kelson Salazar Cação, de 48 anos, proprietário da Plottar.
Mas ele avisa: nem toda imperfeição pode ser disfarçada com o uso do adesivo, como uma ferrugem na geladeira. “É preciso que a superfície esteja bem conservada para que o serviço tenha uma boa qualidade”, lembra.
Na loja, a encomenda para uma parede de 2,5 x 2,5 custa R$ 800, 00, contando com a mão de obra de instalação de um profissional.
De frase a imagen, como caricaturas, personagens e desenhos abstratos, tudo vira arte na parede. Um arame farpado em volta de geladeira, ou um corrente com cadeados, são ideias levadas até a loja pelos próprios clientes, como um recado para quem precisa manter a forma.
Tem até adesivo imitando madeira, bem mais em conta que os revestimentos de verdade, apesa da duração ser bem menor também.
A moda agora são os adesivos que imitam os ladrilhos hidráulicos. Na loja “Grafiqx”, o metro quadrado do material custa a partir de R$ 80,00.
A plotagem também pode ser feita em outras superfícies como PVC, MDF e até tecidos, mas no último material, a duração é mais curta e o dono deve ter um cuidado especial na lavagem para que não desbote.
Veja o que mais as pessoas inventam usando a técnica: