Cidade merece ser palco para arte e oficina gratuita vai mostrar isso
Participantes que não residem em Campo Grande receberão bolsa-residência.
Ao completar 20 anos, o grupo de teatro Fulano di Tal celebra levando cultura para todas as regiões de MS e compartilhando conhecimento com artistas locais, por meio do projeto Fulano di Tal – Ato 20. O projeto está com inscrições abertas para a oficina "Teatro expandido – A cidade como palco", com o diretor, professor, dramaturgo e pesquisador do grupo Clowns de Shakespeare (RN), Fernando Yamamoto, que acontecerá entre 05 e 09 de agosto
A oficina é um encontro prático-teórico com o artista Fernando Yamamoto, que vem desenvolvendo na última década pesquisas a partir dos trabalhos para a rua.
Nos encontros serão abordadas possibilidades de criação cênica para espaços alternativos e públicos, no trânsito entre as linguagens performativas/de ocupação urbana e o teatro popular. Passando pelo treinamento técnico de atores e atrizes para espaços abertos; espacialização da voz; mapeamento e composição espacial; abordagens relacionais e construção dramatúrgica para a rua.
Yamamoto foi um dos fundadores dos Clowns de Shakespeare, grupo criado em 1993 em Natal (RN) e, pelo grupo, dirigiu inúmeras obras. Atualmente, além de diretor, professor, dramaturgo e pesquisador deste grupo, também é diretor do Departamento de Programas, Projetos e Eventos da Secretaria de Cultura de Natal e coordena o projeto de idealização da Escola Livre de Teatros dos Clowns de Shakespeare. Ele também tem investido na tradução de obras dramatúrgicas, da língua espanhola e inglesa e, como pesquisador, desenvolveu a pesquisa Cartografia do Teatro de Grupo do Nordeste, na qual mapeou mais de 100 grupos na região.
Inscrições devem ser realizadas até 04 de julho
A oficina será realizada de 05 até 09 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 13h às 17 horas e, das 18h às 22 horas, em Campo Grande. No total, serão 40 horas de oficina. São 10 vagas para artistas de Campo Grande e mais 10 vagas para artistas de outras cidades de Mato Grosso do Sul.
Os artistas de fora da capital serão contemplados com uma bolsa-residência; que inclui passagens de ida e volta, hospedagem, alimentação e translado (hotel, restaurante, oficina).
Como se inscrever: as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por este link.
Podem se inscrever artistas, profissionais ou não profissionais, pesquisadores e/ou interessados nas artes da cena, teatro e performance de todo o Estado do Mato Grosso do Sul. No dia 08 de julho serão divulgados os nomes dos participantes selecionados. Receberão certificado aqueles que tiverem 100% de participação na oficina.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.