Com sequestro exibido ao vivo, “@ana” fala sobre obsessões
O curta-metragem "@ana", gravado em Campo Grande, foi selecionado para o Festival Independent Shorts Awards de Los Angeles
Superficialmente alguém poderia dizer que "@ana", um curta-metragem independente filmado em Campo Grande, é um filme sobre internet. Mas o diretor e produtor Pedro Melo acredita que a produção trata mesmo das obsessões da espécie humana. De paixões tão intensas que superam valores e crenças em nome da satisfação pessoal.
Com essa linguagem o curta-metragem gravado em 2020 pelas ruas da Capital conquistou um lugar no festival de Los Angeles “Independent Shorts Awards”, um festival de filmes independentes que organiza premiações mensais e anuais.
O filme “@ana” entrou para a seleção de filmes de julho e está concorrendo em cinco categorias: melhor curta de crime, melhor diretor de primeiro filme, melhor atriz, melhor fotografia e melhor trilha sonora original. Dentro de duas semanas, haverá a festa de premiação online. “Estamos com muita expectativa e é muito importante essa primeira indicação pra gente”, diz o diretor.
No filme, Ana é uma garota ambiciosa que encontrou nas redes sociais um jeito de ganhar a vida e está disposta a arriscar muito para obter sucesso e reconhecimento, inclusive planejar uma transmissão ao vivo de um sequestro forjado, mas é claro que as coisas não vão como planejado. Ou vão?
Na visão do diretor, esses comportamentos podem acontecer, e de fato acontecem, na internet nos dias de hoje. Mas essa mesma "maldição" pode ser vista presente na história da humanidade mesmo antes de qualquer desenvolvimento tecnológico.
“Este filme é importante pois questiona as bases sobre onde construímos nossa moralidade. É irônico, mas, talvez a centralização dos nossos valores na satisfação individual não seja o melhor caminho para nós enquanto sociedade”.
Pedro Melo começou sua carreira como editor em 2012, e em 2015 ingressou na Universidade Católica Dom Bosco onde cursou Publicidade e Propaganda. Durante este período trabalhou com arte e criatividade em agências da cidade até fundar em 2017 a produtora Marshmelo Filmes. Desde então a produção de filmes, publicidade na maioria, é sua vocação principal. O curta "@ana" é seu primeiro projeto em cinema e demorou oito meses para ficar pronto.
"Eu queria contar uma história que tivesse uma reflexão sobre as paixões e vaidades do ser humano, e com minha experiência trabalhando com publicidade e influenciadores digitais, eu vi que a internet era um ambiente interessante para explorar essa reflexão", finaliza.
Confira o trailer abaixo.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.99669-9563.