Depois do Carnaval, estreias nos cinemas passam a ser às quintas
A partir da segunda semana de março, as estréias nos cinemas passam de sexta para quinta-feira. O dia padrão muda no Brasil depois de 20 anos em vigor.
A tradição acabou na tentativa de aumentar o público nas sessões de quinta. A Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas teve de negociar a alteração com exibidores e distribuidores, conversa que começou no ano passado.
A entidade avalia também que quinta é consagrada no hábito brasileiro como o primeiro dia de entretenimento fora de casa, por isso defendeu a antecipação. O mesmo já ocorre em países como Alemanha, Rússia, Austrália, Argentina, Peru, Bolívia e Chile.
Um dos efeitos ruins para o público deve ser o aumento no valor do ingresso, que tem preço promocional em alguns casos às quintas, mas deve ser padronizado pelo valor cheio.
Uma das novidades no Brasil nesta transição deve ser a estreia da segunda parte de Ninfomaníaca, de Lars Von Trier. Que teve lançamento antecipado em duas semanas. Em Campo Grande, o primeiro só estreou 19 dias depois das principais capitais.
Outros filmes esperados para o dia 13 de março serão os nacionais "Alemão" e "Éden" e os internacionais "About Last Night", "Need For Speed", "Prenda-me", "Refém da Paixão" e "Vampire Academy".