Homenagem à Glorinha marca 1° lançamento de livro em drive-in
Lançamento provou que obras literárias podem ser lançadas no estilo enquanto pandemia não der trégua
Até ontem, muito se ouvia falar do cinema drive-in, opção que permite você assistir filme dentro do carro. Hoje, uma iniciativa surgiu para o público não deixar de lado as obras literárias enquanto a pandemia não der trégua. Na noite desta sexta-feira (25), véspera do aniversário de Campo Grande, o público do tradicional Autocine foi presenteado com o lançamento de um livro no lugar da exibição de filmes.
Cerca de 30 veículos ocupados estiveram presentes no Autocine, localizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, para o lançamento da obra “A glória desta morena”, que além de contos inéditos de Maria da Glória Sá, carinhosamente chamada de Glorinha, traz contos de outros 29 escritores sul-mato-grossenses.
Tendo como curadora a escritora Sylvia Cesco, a obra foi uma homenagem, segundo ela, mais que merecida à mulher que tanto fez pela literatura e cultura de Mato Grosso do Sul. O trabalho ficou pronto após um convite da editora Life, que tinha em mãos cerca de 8 contos inéditos de Glorinha.
“Ela era uma pessoa muito próxima e me sinto ainda honrada pelo convite da editora. Felizmente a ideia saiu do papel, foi um trabalho árduo, mas altamente significativo pelo o que ela representou para o nosso Estado”, descreve Sylvia.
Em plena pandemia, o receio era de que o lançamento ficasse para depois ou passasse despercebido, por isso, a alternativa de um lançamento no estilo drive-in foi tida pelo público como “original”. “Ficamos muito felizes de resgatar mais uma vez a história da Glorinha por meio do Autocine, que é tão importante para a história de Campo Grande”, comentou o secretário municipal de cultura e turismo Max Freitas.
Psicóloga e escritora, Rosemari Gingri conta que a parceria surgiu de imediato quando Sylvia propôs escrever no livro. “Eu não conheci pessoalmente a Glorinha, mas nunca me esqueci das obras delas, sempre admirei sua história e essa foi uma maneira muito bonita de homenageá-la”.
O escritor Rubenio Marcelo lembra de Glorinha como uma família e aprovou o modo como foi realizado o lançamento. “Ela sempre foi uma pessoa preocupada com as artes e certamente merecia esta homenagem. Gostei muito da obra e da maneira como foi o lançamento, é uma grande oportunidade para outros autores”, finalizou.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.