ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 30º

Artes

MIS promove 1º Ciclo de Cinema Latino Americano para homenagear mulheres

As sessões acontecem, às 19h, com entrada de graça e segue até a quarta-feira (7)

Guilherme Henri | 04/03/2018 20:10
Cineasta argentina Lucrécia Martel (Foto: Clarin/ Divulgação)
Cineasta argentina Lucrécia Martel (Foto: Clarin/ Divulgação)

O MIS (Museu da Imagem e do Som) nesta segunda-feira (5) o 1º Ciclo de Cinema Latino Americano. Para homenagear as mulheres serão reproduzidas obras da cineasta argentina Lucrécia Martel. Também será aberta a exposição “Mulheres Protagonistas da nossa História”. As sessões acontecem, às 19h, com entrada de graça e segue até a quarta-feira (7).

Conforme divulgado pelo governo, neste primeiro ciclo, serão debatidos o papel das mulheres nas artes e em outras áreas, tendo o cinema como instrumento primordial e referencial nesse processo.

Já a exposição “Mulheres Protagonistas da Nossa História” trará fotografias e textos explicativos homenageando mulheres pioneiras que se destacaram ou ainda se destacam em várias áreas no Mato Grosso do Sul.

Após as sessões, a cada dia convidados irão debater com os expectadores acerca dos filmes exibidos. Serão emitidos certificados de participação àqueles que forem nos três dias.

Cineasta - Lucrecia Martel nasceu em 14 de dezembro de 1966, na província de Salta, Argentina. Durante a adolescência gostava de filmar a sua numerosa família. Em 1986 mudou-se para Buenos Aires para cursar a Escola Nacional de Cinematografia (Enerc). Realizou alguns curtas, entre eles Rey Muerto (1995), que recebeu vários prêmios em festivais internacionais. Nos anos seguintes fez alguns documentários para a televisão e um programa infantil de humor negro, que recebeu prêmios da crítica argentina. Em 1999 recebeu o Sundance/NHK Filmaker Award pelo roteiro de La Ciénaga (O Pântano).

Já como uma diretora consagrada, em 2004, participou da Mostra Oficial do Festival de Cannes com seu segundo longa-metragem, La Niña Santa, que conta com a produção executiva dos irmãos Almodóvar.

Dentre sua filmografia estão: La Mujer Sin Cabeza (2008), La Niña Santa (2004), La Ciénaga (2001), Rey Muerto (1995), Besos Rojos (1991), Piso 24 (1989), El 56 (1988). A sua última obra é Zama de 2017, uma adaptação do livro homônimo, escrito por Argentine Antonio di Benedetto e publicado em 1956.

Nos siga no Google Notícias