Oficinas gratuitas ensinam a transformar ideias em projetos culturais práticos
Ainda com inscrições abertas, turmas irão ter aulas on-line no mês de março para aprender a como participar de editais em cultura
Para quem tem vontade de lançar um projeto cultural mas se assusta ao ver a burocracia de um edital agora tem a chance de participar de oficinas on-line e gratuitas sobre o tema. Por todo o mês de março, "Da Ideia ao Projeto Cultural” pretende ensinar a transformar um conceito no papel em um projeto viável, competitivo e pronto a captar recursos – sejam eles municipais, estaduais ou federais.
Dividido em uma dupla de oficinas – "Prática de elaboração de projeto cultural" e "Gestão e prestação de contas" –, cada turma terá acesso ao um conteúdo virtual. Serão 9 horas de carga horária organizadas no decorrer de 6 aulas, com início ainda nesta semana.
Idealizadora dessa ação, Iara Vieira já soma 20 anos de experiência na elaboração, produção e gestão de projetos culturais. "O objetivo das oficinas é informar sobre as políticas públicas de cultura, sobre os editais, os documentos exigidos e os critérios de aprovação principalmente para facilitar o acesso às verbas públicas destinadas à cultura e para que todos tenham oportunidades iguais”, explica.
Na sua vivência de produtora cultural, Iara afirma que os artistas até possuem ótimas ideias, porém não conseguem aplicá-las seguindo as diretrizes de um determinado concurso. "Nós da cultura dependemos desses recursos. Muitas vezes o projeto é até bem planejado, mas peca por não se atentar à risca as regras do edital e assim não são aprovados", esclarece.
Nas aulas, haverá participações de artistas convidados de quatro vertentes da cultura sul-mato-grossense: Edson Clair (danças urbanas), Luciana Fisher (música), Ciro Ferreira (contação de histórias) e Marcos Vinicius Campelo (capoeira angolana). Cada um deles gravou vídeos contando suas experiências que servirão de material pedagógico.
As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas tanto pelo perfil no Instagram quanto página no Facebok – basta enviar uma mensagem demonstrando interesse.
O projeto vai até o dia 22 de março, com aulas toda terça e quinta à tarde (14h às 15h30) e à noite (19h30 às 21h).
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.