ONU lança documentário que fala sobre miséria e resistência dos guarani kaiowá
A luta das comunidades guarani kaiowá de Mato Grosso do Sul é mais uma vez destaque em material produzido pela ONU (Organização das Nações Unidas). A nova tentativa de conscientizar sobre a necessidade de discutir a realidade nas aldeias veio em forma de documentário e em comemoração aos 10 anos da Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas.
A intenção do filme “Guarani e Kaiowá: Pelo direito de viver no Tekoha”, segundo a ONU/Brasil, é mostrar a importância dos povos indígenas na formação e riqueza da sociedade e como eles são ameaçados.
O documentário reforça que "a situação territorial é dramática e provoca uma série de abusos de direitos humanos no Brasil"
No projeto executado pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), a equipe percorreu cerca de mil quilômetros em Mato Grosso do Sul, visitando a Reserva Indígena de Dourados e pequenas aldeias guarani do Estado, que são exemplos de confinamento humano.
A ONU/Brasil tem produzido vários documentários sobre a realidade indígena guarani, o maior grupo étnico hoje no País. No canal da organização no Youtube há um vasto material sobre o assunto, inclusive, falando sobre os suicídios dentro da comunidade.