ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  16    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Pela internet, escritores criam projeto para poesia sobreviver

A partir desta quarta, poetas do Estado divulgarão vídeos com poemas nas redes sociais

Thailla Torres | 06/05/2020 07:35
Fabio Gondim é um dos organizadores ao lado do poeta e jornalista Victor Barone. 
Fabio Gondim é um dos organizadores ao lado do poeta e jornalista Victor Barone.

A pandemia do novo coronavírus isolou as pessoas. E em todo o mundo, artistas tem utilizado as redes sociais para manter viva uma das mais importantes atividades humanas: a produção de cultura. Músicos, cantores, cineastas, artistas, escritores e poetas têm apelado para a internet e usado as suas expressões artísticas para aliviar tanta angústia.

Em Mato Grosso do Sul não foi diferente. Aqui, 14 poetas se reuniram e criaram o projeto “Poema na Quarentena MS”. A ideia surgiu de um papo entre os poetas Victor Barone e Fábio Gondim, tudo pela internet, para cumprir com o isolamento social.

Durante as próximas duas semanas, a partir desta quarta-feira (6), poetas declamarão poesias em vídeos que serão compartilhados nas redes sociais. Serão 14 vídeos, com 14 poemas para provocar emoções, questionamentos e sensações. Para localizar os vídeos no Facebook, basta procurar pela hashtag #poemanaquarentenams.

“O formato do projeto é muito democrático. Um poeta diz o poema de outro em um ciclo que se repete durante duas semanas, semeando as redes sociais com poesia”, explica Victor.

Além de oferecer um momento de arte com os poemas, o projeto incentiva a leitura, inspira e distrai aqueles que estão presos em casa. “Quando a solidão toma conta, e o medo assume as ruas, é preciso ter a chance de viajar em si e no outro, não há maior necessidade da poesia que em momentos como esse. Só a poesia é capaz de acalentar a pandemia da solidão”, diz a atriz Ligia Prieto, que também participa do projeto.

Para Fabio Gondim, a relevância de eventos como este se traduz no fortalecimento íntimo, de cada um, nestes tempos atípicos. “Tanto quem oferta quanto quem recebe o conteúdo são beneficiados. E a poesia, a arte em geral em momentos adversos, é dos melhores remédios”, afirma.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias