ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Pela internet, escritores criam projeto para poesia sobreviver

A partir desta quarta, poetas do Estado divulgarão vídeos com poemas nas redes sociais

Thailla Torres | 06/05/2020 07:35
Fabio Gondim é um dos organizadores ao lado do poeta e jornalista Victor Barone. 
Fabio Gondim é um dos organizadores ao lado do poeta e jornalista Victor Barone.

A pandemia do novo coronavírus isolou as pessoas. E em todo o mundo, artistas tem utilizado as redes sociais para manter viva uma das mais importantes atividades humanas: a produção de cultura. Músicos, cantores, cineastas, artistas, escritores e poetas têm apelado para a internet e usado as suas expressões artísticas para aliviar tanta angústia.

Em Mato Grosso do Sul não foi diferente. Aqui, 14 poetas se reuniram e criaram o projeto “Poema na Quarentena MS”. A ideia surgiu de um papo entre os poetas Victor Barone e Fábio Gondim, tudo pela internet, para cumprir com o isolamento social.

Durante as próximas duas semanas, a partir desta quarta-feira (6), poetas declamarão poesias em vídeos que serão compartilhados nas redes sociais. Serão 14 vídeos, com 14 poemas para provocar emoções, questionamentos e sensações. Para localizar os vídeos no Facebook, basta procurar pela hashtag #poemanaquarentenams.

“O formato do projeto é muito democrático. Um poeta diz o poema de outro em um ciclo que se repete durante duas semanas, semeando as redes sociais com poesia”, explica Victor.

Além de oferecer um momento de arte com os poemas, o projeto incentiva a leitura, inspira e distrai aqueles que estão presos em casa. “Quando a solidão toma conta, e o medo assume as ruas, é preciso ter a chance de viajar em si e no outro, não há maior necessidade da poesia que em momentos como esse. Só a poesia é capaz de acalentar a pandemia da solidão”, diz a atriz Ligia Prieto, que também participa do projeto.

Para Fabio Gondim, a relevância de eventos como este se traduz no fortalecimento íntimo, de cada um, nestes tempos atípicos. “Tanto quem oferta quanto quem recebe o conteúdo são beneficiados. E a poesia, a arte em geral em momentos adversos, é dos melhores remédios”, afirma.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias