ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  20    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Plataforma quer mapear e debater iniciativas culturais pela cidade

A Cartografia da Cultura tem três funcões principais: o mapeamento, a divulgação de eventos e o debate

Lucas Mamédio | 15/05/2021 07:15
Mapa com iniciativas culturais na plataforma Cartografia da Cultura CG (Foto: Reprodução)
Mapa com iniciativas culturais na plataforma Cartografia da Cultura CG (Foto: Reprodução)

Uma iniciativa do Fórum Municipal de Cultura de Campo Grande promete dar espaço e ajudar no debate, interação e colaboração entre iniciativas culturais da Capital, sejam elas individuais ou coletivas. Trata-se da plataforma digital Cartografia da Cultura de CG.

A plataforma foi lançada no último dia 10 de maio e pretende ajudar desde o mapeamento até o entendimento das demandas específicas da da cultura em nossa cidade.

"A Cartografia da Cultura tem três funcionalidades principais: o mapeamento, a divulgação de eventos e o debate. O colaborador cadastrado tem autonomia para utilizar todas as funcionalidades da plataforma. A plataforma tem como objetivo mapear e reunir dados sobre a cultura de Campo Grande que possibilitem entender as demandas da classe artística e visualizar no mapa onde estão localizados os agentes da Cultura na cidade", explica Juliana Trujillo, membro do Fórum, uma das idealizadores do projeto, além de professora do curso de arquitetura da UFMS.

Ela explica que a Cartografia é um espaço aberto para os colaboradores interessados nos assuntos relativos à cultura, onde todos têm voz e visibilidade de forma horizontal, sem hierarquias. É, nesse sentido, uma plataforma independente e desenvolvida sem financiamento da gestão municipal ou de recursos públicos.

"Estudo processos participativos mediados pela tecnologia desde 2016 e por proximidade com a diretoria do Fórum Municipal de Cultura de Campo Grande da gestão iniciada em 2018, nós concebemos a ideia dessa plataforma pensando principalmente no papel do Fórum de Cultura como mediador entre a sociedade civil e a gestão pública.A partir de então, iniciamos o desenvolvimento do projeto", completa Juliana.

Como participar? -  São três passos, sendo o primeiro adição do pi no mapa. Pin é um marcador, aquele símbolo que localiza algo no mapa. No caso da plataforma, os pins representam categorias ligadas à cultura e são representados por letras. Quando você insere um pin, a localização que você informou aparecerá no mapa, indicado pela categoria com a qual você se identificou. Além da localização, ao clicar no pin, suas informações de contato serão exibidas.

Segundo é divulgando todo e qualquer evento que desejar. Você pode inserir os eventos de que participará ou que produzirá em Campo Grande. A agenda é o local de divulgação dos eventos culturais do município, sejam eles online ou presencial: shows, feiras, festas, espetáculos, performances, exposições, exibições.

E por fim propondo um debate ou participando de um debate iniciado. . O debate pode ser proposto por um indivíduo ou grupo, pode ser usado para deliberar as decisões utilizando a função "apoiar" ou "não apoiar". Pode também usar o espaço de debate para ouvir as diversas opiniões de um grupo amplo de pessoas, gerar uma lista de ideias, utilizando a função "comentar" e "responder", ou ainda pode auxiliar na discussão de assuntos polêmicos que buscam um consenso

Pandemia - Segundo Juliana, o projeto surgiu em 2018, portanto, antes da pandemia e isso impôs um novo desafio ao modelo pensado.

"O projeto naseu por entendermos que o uso da tecnologia já está incorporado nos nossos modos de vida e de comunicação. A plataforma é uma complementação das reuniões presenciais. A pandemia nos trouxe uma realidade muito dura, e ainda estamos tentando achar caminhos para essa nova forma de viver, conviver".

Participe da plataforma neste link e também siga a página da Cartografia da Cultura de CG pelo Instagram.


Nos siga no Google Notícias