ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Por meio de enquete, MS pode ajudar no novo plano nacional de cultura

Elaborado pelo Ministério da Cultura, plano irá guiar políticas públicas pela próxima década

Por Jéssica Fernandes | 03/01/2025 12:32
4ª Conferência Nacional de Cultura realizada entre os dias 4 e 8 de março de 2024. (Foto: Paulo Caveira)
4ª Conferência Nacional de Cultura realizada entre os dias 4 e 8 de março de 2024. (Foto: Paulo Caveira)

O Ministério da Cultura lançou uma enquete digital convidando pessoas de todos os estados, incluindo Mato Grosso do Sul, a participarem da construção do novo Plano Nacional de Cultura que irá guiar as políticas públicas do país nos próximos 10 anos.

Além da enquete digital, os interessados podem participar de outras duas formas na Plataforma Brasil Participativo. A primeira é colaborar com a proposta-base de princípios, diretrizes, transversalidades e objetivos por eixos propostos pelo MinC e a segunda é enviando contribuições de metas para o plano e votando nas de maior interesse.

As contribuições serão analisadas e publicadas no Brasil Participativo, as cinco propostas mais votadas por eixo serão analisadas e haverá um encontro com os proponentes das 2 mais votadas. O Ministério da Cultura irá apresentar uma devolutiva com o que foi incorporado e explicará as razões das que não foram.

Plano Nacional de Cultura - O Plano Nacional de Cultura é um instrumento essencial para o planejamento das políticas culturais do Brasil. Previsto no artigo 215 da Constituição Federal, ele estabelece princípios, diretrizes, objetivos e metas para os próximos 10 anos, refletindo os compromissos da União, Estados e Municípios com a cultura. O Brasil já tem um Plano Nacional de Cultura, aprovado em 2010. O Ministério da Cultura vai elaborar um novo plano que reflita os atuais desejos da sociedade.

Para contribuir, basta acessar o site gov.br/pncparticipativo

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias