ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 18º

Artes

Semana do Artesão homenageia três mulheres do artesanato de MS

Semana do Artesão começa no dia 19 de março e homenageia Beatriz Barros, Leslie Gafuri e Lucimar Maldonado

Thailla Torres | 13/03/2023 12:39
Lucimar Madonado é artesã que trabalha com fibras naturais.
Lucimar Madonado é artesã que trabalha com fibras naturais.

A 15ª Semana do Artesão tem início no próximo dia 19 e neste ano ela homenageia três artesãs de Mato Grosso do Sul: Beatriz Barros, Leslie Gafuri e Lucimar Maldonado, mulheres que usam da criatividade para transformar materiais como cerâmica e fibras naturais em arte.

Beatriz Barros vem de uma família de rendeiras do Nordeste, de continuidade de uma tradição dos tempos da avó e da mãe, a renda. Ao longo de mais de três décadas, foi se aprimorando com novas técnicas e matérias-primas, assim criando novas peças com as referências sul-mato-grossense.

Leslie Gafuri é artesã que trabalha com argila.
Leslie Gafuri é artesã que trabalha com argila.

Leslie Gafuri veio de Peabiru, no sul do Paraná, e está no Mato Grosso do Sul há 38 anos, hoje seu material principal de trabalho é a argila, suas esculturas são, em sua maioria, mulheres grávidas, têm acessórios, roupas e objetos indígenas. Com potes de frutas na cabeça e pássaros como tucanos e araras apoiados nos ombros e nos braços.

Lucimar Madonado descobriu seu dom para o artesanato a partir de um curso oferecido pela Incubadora Zé Pereira em 2005, e por meio de sua dedicação e aprendizado, participando de diversos cursos de capacitação, feiras, e grupos produtivos, decidiu alçar voos mais altos. Hoje seu material de trabalho são as fibras naturais

As três artesãs serão oficialmente homenageadas no dia 19, durante a entrega da restauração da Casa do Artesão e também ministrarão oficinas durante a feira Mãos que Criam, que acontecerá entre os dias 22 e 26 de março, no Círculo Militar.

Beatriz Barros vem de uma família de rendeiras do Nordeste e hoje também trabalha com argila.
Beatriz Barros vem de uma família de rendeiras do Nordeste e hoje também trabalha com argila.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias