Festival América do Sul 2012 vai ser fechado por Milton Nascimento

Com a marca “Soy loco por ti, Corumbá”, a 9ª edição do Festival América do Sul foi lançado nesta sexta-feira, na Cidade Branca. O Festival vai ter um pouquinho do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela entre os dias 26 e 30 de abril.
Segundo o site Diário Online, na música, sobem ao palco do Festival os grupos Sambô e Skank, a cantora Margareth Menezes e o cantor e compositor Milton Nascimento, que fecha a programação. E ainda os shows de integração nos palcos, em que o brasileiro Moska se apresentará com o argentino Kevin Johansen, já a paraguaia Perla cantará com o brasileiro Renato Borghetti.
Esta 9ª edição vai homenagear a ex-diretora-presidente da Fundação de Cultura do Pantanal de Corumbá, Heloísa Urt, pelo seu ativismo cultural e o músico José Antônio Mônaco Filho, o Badú. Ao lado deles, o escritor uruguaio, Leonardo Garet o músico Dino Rocha e Maria Margareth Escobar Ribas Lima, pela atuação em defesa do patrimônio histórico de nosso Estado.
O Festival será realizado no Centro de Convenções, reunindo atividades ligadas ao cinema, artes plásticas e palestras; o Palco Pantanal, no Porto Geral, abrigará os espetáculos de dança; o Pavilhão dos Países, na avenida General Rondon, será o lugar para a exposição e venda de artesanato, livros e demais produtos.
Literatura e saraus já tem lugar marcado, serão realizados no Moinho Cultural Sul-Americano, enquanto a praça Generoso Ponce, terá o Palco das Américas, que receberá as atrações musicais e a abertura oficial do evento.
Nas artes plásticas, a exposição "A Mão da América" poderá ser apreciada fora da cidade de São Paulo, onde fica sediada no Memorial da América Latina.
A mostra foi baseada na célebre escultura de Oscar Niemyer, que foi inspirada na obra "As duas veias abertas da América Latina", do escritor uruguaio Eduardo Galeano.
Programação Musical
Dia 26/04
Dino Rocha - Brasil/MS
Osmar da Gaita - Brasil/MS
Savia Andina - Bolívia
Dia 27/04
Giani Torres - Brasil/MS
Moska - Brasil & Kevin Johansen - Argentina
Margareth Menezes - Brasil
Dia 28/04
Laura Valle & Sergio Valdeos - Peru
A Zaga - Brasil/MS
Skank - Brasil
Dia 29/04
Panchi Duarte - Paraguai
Suri stas De Trem - Brasil/MS
Perla - Paraguai
Renato Borghetti - Brasil
Sambô - Brasil
Dia 30/04
Marcos Assunção - Brasil/MS
Orquesta Jungla - Argentina
Milton Nascimento - Brasil
Confira o vídeo oficial de abertura do 9° Festival América do Sul: