ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 31º

Comportamento

A bordo de “Dona Maria”, casal quer visitar todas as cidades do Brasil

Viajando só com o "básico para sobreviver", professores garantem que adrelina está inclusa na bagagem

Idaicy Solano | 02/08/2023 08:00

A bordo da "Dona Maria", uma Yamaha Lander 250, o casal de professores Sérgio Ortlieb, 46 anos, e Cintia Brasil, 44 anos, conheceram os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, e agora pretendem percorrer todas capitais brasileiras até janeiro de 2024. Na mala, Sérgio especifica que só leva o "básico pra sobreviver" e garante que emoção e adrenalina estão incluídos na bagagem.

A jornada de aventuras do casal começou em dezembro de 2022. Após duas breves viagens para os municípios de Terenos e Sidrolândia, decidiram arriscar uma viagem mais longa, para a região sul do país. O casal percorreu quatro mil quilômetros em 14 dias pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

"Foi uma experiencia sensacional. A gente conheceu várias serras em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, passamos em Curitiba, no Balneário Camboriú. Aí nasceu a vontade de viajar de moto", detalha Sérgio.

Quanto retornaram para a Capital sul-mato-grossense, o casal decidiu percorrer os 79 municípios do Estado. A meta era zerar a lista até dezembro deste ano, mas o casal se empolgou e cumpriu a meta em abril. Agora, a nova meta e conhecer todas as capitais do Brasil a bordo da "Dona Maria", batizada em homenagem à mãe de Sérgio.

Tanto Sérgio quanto Cintia são professores, então aproveitam a folga nas férias e feriados prolongados para programarem as viagens. Antes de pegar a estrada, o casal estuda o trajeto, as condições climáticas e se preparam para as intercorrências da viagem. Além da parte técnica, também preparam o psicológico e o físico para enfrentar a jornada.

Casal percorreu 10 mil quilômetros em 21 dias na última viagem. (Foto: Arquivo Pessoal)
Casal percorreu 10 mil quilômetros em 21 dias na última viagem. (Foto: Arquivo Pessoal)

"A agente mantém uma frequência razoável na academia pra treinar a resistência, controla a alimentação pra não andar com uma sensação de peso na viagem, pra não ter sono cansaço, fadiga. E acima de tudo a motivação. Aí vem cansaço, vem desafio, vem as dificuldades, mas a vontade de cumprir com o nosso desafio e a adrenalina faz com que isso seja superado com alegria e com motivação", explica Sérgio.

O casal já visitou Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista e Manaus. Os dois também percorreram a BR-319, conhecida como "rodovia fantasma", atravessaram o Rio Amazonas de balsa e conheceram o encontro entre o Rio Negro e Solimões.

O último destino do casal, antes de retornar para Campo Grande, foi internacional. O casal conheceu a cidade de Cusco, a Cordilheira dos Andes e o povoado de Desaguadeiro, no Peru. Na volta, passaram pela Bolívia. O percurso durou 21 dias e eles percorreram cerca de 10 mil quilômetros.

"A última viagem foi a dos sonhos, da transamazônica e cordilheira. Partimos de dois extremos, de uma região de muita selva, muito calor, pra uma região muito alta, muito fria e com pouca vegetação. Foi uma experiência incrível a gente conseguir na mesma viagem de tamanhas diferenças, tanto cultural quanto climática. Foi surpreendente e valeu muito a pena", finaliza Sérgio.

O casal pretende voltar à estrada e terminar a trajetória pelas capitais em outubro, próximo feriado prolongado. Quem quiser acompanhar a trajetória do casal, basta acessa o Instagram @Sergiodalander250.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias