Álbum de família esconde fotos valiosas, de personagens e da história da cidade
Um álbum de família dos antigos, daqueles em que o papel colava as fotos no lugar. Dependendo da disposição das imagens, em uma folha cabiam até cinco. As páginas estão amareladas pelo tempo, mas o arquivo é precioso. E revelam cenas mais caseiras de personagens que fazem parte da nossa história.
Nos 116 anos de Campo Grande, as fotos vêm do álbum de dona Cremilda Barbosa Marques, sobrinha de Vespasiano Martins, o que justifica a riqueza do acervo. Hoje, o arquivo já faz parte da história da família, está nas mãos das netas.
Na imagem que abre o nosso álbum de fotos estão Fernando Correia da Costa e Vespasiano Martins na inauguração do aeroporto em Campo Grande. Fernando Correia da Costa era médico, nascido em 1903, morreu em 1987. Foi prefeito da Capital, duas vezes governador e senador. Vespasiano Barbosa Martins também foi médico. Nascido em 1889, morreu em 1965. Na bagagem política, foi intendente de Campo Grande e prefeito por três vezes, governador e também senador em dois mandatos.
O bigode e o semblante sério do primeiro formando à esquerda é de Wilson Barbosa Martins, ao se graduar em Direito em 1939. Nascido em 1917, Wilson é vivo e já completou 98 anos. Prefeito de Campo Grande por um mandato, deputado federal - foi ocupando o cargo parlamentar que Wilson foi cassado e teve os direitos políticos suspensos -, foi governador por duas vezes, a primeira deles como o primeiro eleito por Mato Grosso do Sul e senador.
O menininho que toma tereré ainda criança é Plínio Barbosa Martins, irmão de Wilson, também advogado e político. Nascido em 1926, foi mentor de um pioneiro plano diretor da cidade. Foi prefeito de Campo Grande por duas vezes e morreu em 1998.
Tem relíquias dessas em casa também? Mande uma mensagem para a gente no Facebook do Lado B.