ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Aos 11 anos, Manu é a peixinha da família com mais de 60 medalhas

Menina já chegou ao pódio em campeonatos municipais, estaduais e do Centro-Oeste

Por Cassia Modena | 17/11/2023 06:30
Aos 11 anos, Manu é a peixinha da família com mais de 60 medalhas
Será que cabe tudo no pescoço? Manu é nadadora prodígio de Campo Grande (Foto: acervo pessoal)

A pequena Manuela Curto tem mais medalhas do que idade. Aos 11 anos, já carregou mais de 60 premiações no pescoço depois de brilhar em campeonatos de natação que participou em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul e em outros estados do Centro-Oeste.

Ela é um peixinho desde bebê. Tinha apenas seis meses quando entrou nas aulas de natação. Foi decisão da mãe, a engenheira Luana Rotta, iniciar a menina no esporte bem cedo. "Queria que tivesse contato com a água pela saúde e para ter esse recurso de sobrevivência, caso precise", conta.

Manu não quis parar desde então. Nadar virou motivo para acordar mais cedo e ter sempre um sorriso no rosto. "Ama mergulhar, nem no frio quer faltar e dá um jeito de levantar de madrugada e treinar nem que seja meia hora, quando precisa fazer outras coisas no dia", diz a mãe.

Aos 11 anos, Manu é a peixinha da família com mais de 60 medalhas
No Campeonato de Inverno de Mato Grosso do Sul (Foto: acervo pessoal)
Aos 11 anos, Manu é a peixinha da família com mais de 60 medalhas
Voltando para casa depois de ganhar pódio no Circuito FEDAMS - Waldson Loureiro (Foto: acervo pessoal)

A família da menina não tem outros nadadores. Ela é a pioneira no esporte. Inclusive, acabou puxando o pai e a irmã caçula para as aulas de natação.

Nado borboleta é a modalidade em que mais se destaca. Tanto no individual quanto no revezamento ela dá seu melhor. O importante é estar debaixo d'água.

Apoio e metas - A nadadora mora em Campo Grande com a família e treina seis vezes por semana. Quando é selecionada para alguma competição, pai e mãe se desdobram para acompanhá-la.

Aos 11 anos, Manu é a peixinha da família com mais de 60 medalhas
Pronta para saltar (Foto: acervo pessoal)

"Viajamos juntos quando dá. Eu acabo conseguindo ir mais que o pai, porque ele é funcionário público e eu tenho rotina mais flexível. Mas sempre que possível estamos lá todos, torcendo muito por ela", acrescenta Luana.

A natação já levou Manuela Curto para Brasília (DF) e Goiás (GO). A próxima meta agora é participar dos Jogos Escolares Brasileiros e de outros campeonatos brasileiros. "E futuramente, Olimpíadas", sonha a jovem nadadora.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias