ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Após ler 55 livros em 1 ano, Lara quer chegar ao recorde de 80 obras

Aos 13 anos, Lara não esconde paixão pela leitura e quando se empolga lê livros de 400 páginas em dois dias

Jéssica Fernandes | 25/02/2023 07:30
Lara Brunno Domingues, de 13 anos, leu 55 livros em 2022. (Foto: Arquivo pessoal)
Lara Brunno Domingues, de 13 anos, leu 55 livros em 2022. (Foto: Arquivo pessoal)

Apaixonada pelo universo literário, Lara Bruno Domingues, de 13 anos, é o tipo de leitora que quando começa um livro não deixa ele de lado enquanto não conclui a leitura. Em 2022, ela leu 55 obras de estilos variados e neste ano planeja ler 80.

Se engana quem pensa que a jovem sempre gostou de ler. Ela comenta que adquiriu o hábito há pouco tempo. “Na verdade eu nem sempre gostei de ler, eu até tinha preconceito, achava que era chato, mas aos poucos fui entrando no mundo da leitura, principalmente por causa das redes sociais onde apareciam vários livros”, diz.

O desinteresse que sentia no passado, conforme a estudante, era resultado das leituras obrigatórias do colégio. “Livros muito didáticos acho que desestimulam a leitura, acho que pra uma criança seria legal passar junto alguns de fantasia”, opina.

Estante da jovem é repleta de obras de gêneros literários variados. (Foto: Arquivo pessoal)
Estante da jovem é repleta de obras de gêneros literários variados. (Foto: Arquivo pessoal)

Para mudar isso, Lara sugeriu à direção que algumas obras fossem incluídas nas listas de leitura escolar. A sugestão da estudante foi acatada e o resultado foi o maior número de colegas circulando no ambiente com um livro em mãos.

Além da sugestão, ela também costuma emprestar livros para as amigas mais próximas. Diversidade de obras não faltam, pois Lara garante gostar de tudo. “Eu realmente leio todo tipo de livro”, afirma.

Só neste ano, a adolescente leu 21 livros, sendo a maioria no período das férias do colégio. “Eu aproveito que tô de férias e eu vou lá e leio um livro por dia. Em janeiro li 15 livros”, conta.

Para organizar a leitura, Lara utiliza uma plataforma onde marca aqueles que têm interesse em ler, o que está lendo e os que já foram lidos. Ela comenta que quando gosta da história fica horas lendo. “Teve um dia que fiquei a noite inteira lendo, fui terminar às cinco da manhã. Eu fico muito empolgada e não consigo parar”, diz.

Apesar de se empolgar com o universo literário, ela garante que não lê nada por obrigação e que, às vezes, costuma dar um tempo dos livros. Entre os escritores favoritos dela estão Sarah J. Maas, Colleen Hoover, Rick Riordan.

Sobre o que mais a fascina na literatura, Lara relata que é a possibilidade de conhecer outros universos. “A leitura é uma forma de eu me desconectar do mundo, entrar em outro universo e acalmar os meus pensamentos”, pontua.

A mãe da jovem, Beatricce Bruno, de 48 anos, morre de orgulho da filha. Em todo aniversário, Beatricce expõe que o pedido de presente é o mesmo.

“Virou praticamente um vício, presente de aniversário ela pede livro. Agora ela descobriu o sebo, ela ama, porque consegue comprar vários com menos dinheiro. Eu acho maravilhoso porque capacita ela de uma forma de entendimento de vida. Quando você lê muito, você tem uma cabeça mais aberta”, destaca.

Beatricce também acredita que no futuro a filha terá facilidade para aprender devido a paixão que desenvolveu. “Às vezes ela lê um livro de 400 páginas em dois dias, ela já leu 300 páginas num dia. Isso é muito bom. Eu falei pra ela que qualquer coisa que ela queira estudar, ela vai ter muita facilidade, porque desenvolveu uma leitura muito dinâmica. É um orgulho e acho que a gente tem que incentivar muito, porque hoje o celular limita cada vez mais”, conclui.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias