Banheiro de universidade é tomado por "bilhetinhos" de empoderamento
A iniciativa de uma aluna deu início a colagem de "post-its" pelos banheiro do campus de forma espontânea
É normal encontrarmos mensagens escritas nos banheiros que frequentamos. Frases de toda natureza e com os mais diferentes conteúdos. Pois os alunos da Universidade Unigran Capital adaptaram a prática como forma de receber os colegas em 2020 e ainda, a partir dessa atitude, estão levando mensagens de apoio, principalmente às mulheres por meio de bilhetinhos, bora explicar.
Era comecinho do ano letivo quando os banheiros femininos do campus começaram a ficar cheios de “post-its”, pequenos pedaços coloridos de papel que grudam, com mensagens como: “serei heroína da minha própria história”.
Em pouco tempo o pequeno fenômeno se alastrou e tomou conta dos banheiros masculinos e até dos corredores da universidade. Dezenas e dezenas de “post-its” estão grudados com mensagens de incentivo e outros temas.
Numa breve investigação o Lado B descobriu a “paciente 0”, o que começou com o “vírus dos recadinhos”. A ideia partiu da estudante de Psicologia Luciana Krause, que viu nas mensagens uma forma diferente de receber os calouros do seu curso.
“Eu pensei no acolhimento mesmo, em fazer os alunos que estão chegando se sentirem e bem e se integrarem ao restante dos colegas.
Foi o caso de William Carrapateira, também estudante de Psicologia. Ele foi um dos primeiros a receber o bilhete. ”Eu acho a ideia sensacional. É como se a gente tivesse recebendo daqueles que viram antes da gente uma força”.
A partir dessa iniciativa, alguns alunos começaram a colar os bilhetes nos banheiros, o que deu início ao fenômeno do “post-its”.
Conversamos com a jovem estudante de Educação Física Maria Eduarda Cardoso Santana na saída de um dos banheiros. Para ver que o impacto é real. “Você entra no banheiro pra fazer algo específico e tem lá uma mensagem positiva. Eu acho bem legal isso”.
Ela lembra de um específico que leu e que mexeu com seu dia. “Estava no banheiro e vi um que dizia que meu padrão sou que quem faço, que sou bonita do jeito que sou e pensei, é isso mesmo”, completa com pequeno sorriso.
Por conta do sucesso dos bilhetinhos nos banheiros alguns cursos estenderam a iniciativa e agora é possível encontrar mensagens positivas coladas também nas escadas e paredes.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).