ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 17º

Comportamento

Casal largou endereço fixo para se descobrir após ano sabático

Eberson Terra e Iara Vivela viajaram 50 países e hoje vivem em Valência, na Espanha

Por Gabriel de Matos | 17/10/2023 16:24
Escritor Eberson Terra e jornalista Iara Vilela segurando livro lançado no último mês (Foto: Acervo Pessoal)
Escritor Eberson Terra e jornalista Iara Vilela segurando livro lançado no último mês (Foto: Acervo Pessoal)

Dar uma pausa em quase tudo e viajar pelo mundo durante um ano foi a escolha do escritor e analista de sistemas Eberson Terra, de 40 anos, e da esposa dele, a jornalista Iara Vilela, de 36 anos. Experiência detalhada no livro 'Sabático - o poder da pausa', lançado recentemente. Os dois vivem atualmente na cidade de Valência, na Espanha. Na obra, eles relatam o processo para se reinventar na vida profissional.

Os dois são nascidos em Mato Grosso do Sul. Eberson é natural de Campo Grande e Iara é de Dourados, distante a 229 km da Capital. Antes de viver um período sabático, o escritor trabalhou por 12 anos numa empresa gestora de grupos educacionais. Porém, em 2018, ambos decidiram viver um período sabático.

Foi nesse momento que adotaram um estilo de vida conhecido como nomadismo digital. O nome retoma o conceito antigo de significa não ter habitação fixa. A diferença está justamente no termo que define depois, o digital. Eberson e Iara viveram um tempo sabático e depois aderiram ao novo estilo de viver.

Eberson explica a diferença entre os conceitos. "Nomadismo digital é um estilo de vida trabalhando e usando a internet para isso. É por lá que você trabalha. Já o período sabático é um tempo que você não está trabalhando, um momento de reflexão".

A partir do momento de mudança para o nomadismo digital, eles viajaram por vários países e viveram em habitações temporárias em diversos países. No momento, eles não consideram viver mais o nomadismo, porque estão fixos em Valência há cerca de um ano.

Eberson e Iara posando para foto (Foto: @manurigoni)
Eberson e Iara posando para foto (Foto: @manurigoni)

Motivação - Quando estava na empresa gestora, Eberson informou que trabalhava entre 10 e 12 horas por dia. A decisão veio por não aguentar mais essa rotina. "Em 2018, eu e a minha esposa tomamos a decisão de tomar os nossos próximos passos profissionais. Eu trabalhava muitas horas por dia e eu entendia que era o momento de deixar a empresa".

Além disso, o equilíbrio mental e aproveitar mais a vida pessoal foram determinantes na situação do casal. Enquanto ele vivia o momento de reflexão, sabático, ela já estava atuando como jornalista independente com alguns trabalhos pontuais.

Eberson contextualiza que Iara viveu de fato o nomadismo digital mudando frequentemente de local, mas com a mesma função. Antes da Espanha, eles também moraram um maior período em Campo Grande (durante a pandemia) e São Paulo (SP).

"Visitamos 50 países, gostamos muito de viajar. A gente compreendeu como é uma rotina de trabalho tendo uma casa fixa. E com preocupações como a qualidade da internet. Agora que a gente ficou períodos mais longos no mesmo lugar", descreveu Eberson.

Para Eberson e Iara, o que é inegociável no momento é a flexibilidade de poder trabalhar de casa e podendo mudar de cidade a qualquer momento. Eberson presta serviços de consultorias e trabalha escrevendo para empresas sediadas no Brasil. Já Iara é uma jornalista de Turismo e produz conteúdos para brasileiros que se interessam em conhecer a Europa.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Obra - Eberson explicou que o livro lançado no mês anterior está começando a ter as impressões dos leitores. Ele disse que público médio são pessoas que já estão há um tempo razoável no mercado de trabalho e não sabem como fazer a pausa. "São pessoas que já estão muito tempo no mercado, que acabam tendo a dificuldade que eu tive. Eu acho que não tenho mais condições de continuar nessa batida. Muita gente trabalha em ambiente que é tóxico".

Em 2015, quando começamos a pesquisar sobre, não tinha material, agora em 2023, ainda carece", retrata Eberson.

Sobre o número de venda dos livros, ele espera que fosse menor. "O livro foi lançado no final de setembro. As pessoas estão terminando de ler agora. Na pré-estreia, vendeu bem". Ele complementa citando que a obra é feita para quem deseja um período sabático e não sabe por onde começar.

"É um tema que parece elitista, mas o que a gente tenta é justamente qualquer pessoa conseguir tirar esse tempo. A gente não pode mentir e dizer que é para 100%. Nós achamos que todo mundo deveria ter esse tempo para refletir", esclarece Eberson.

Ele fez questão de ressaltar que o tempo sabático não necessariamente precisa durar um ano ou seis meses. Esse tempo é para uma pausa voluntária e com período determinado. "Muitas pessoas acabam tirando o tempo sabático após serem demitidas, o que não é o ideal".

Para o futuro, não há um planejamento 'fechado'. Ele ainda reforça que a tendência é que as pessoas não tenham a mesma profissão por toda a vida. As mudanças se tornaram mais comuns.

Quem quiser conversar com Eberson Terra ou conferir os caminhos para adquirir o livro, veja o perfil do Instagram na @ebersonterra.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias