Com cesta de alimentos, Washington é professor dentro e fora de escola
Numa pandemia que tem mudado tanto os cenários da vida, Washington é um dos tantos professores que se dedicam também fora da sala
Washington Pagane tem 29 anos de vida, oito deles como professor. Formado em Educação Física e Pedagogia, ele também é especialista em Educação Especial Inclusiva. Currículo de peso, que ganha reforço principalmente pelas ações fora da sala de aula.
Foi através do canal Direto das Ruas, o WhatsApp do Campo Grande News, que o Lado B chegou até ele. Em resumo, o texto fazia um convite para que em tempos de pandemia, você adote um aluno.
Professor na Escola Municipal Professor Fauze Scaff Gattass Filho, na região do Bairro Nova Campo Grande, Washington junto de outros colegas decidiram fazer uma ação para auxiliar na alimentação das crianças, já que muitas delas tinham como única refeição a merenda escolar.
"Decidimos arrecadar, situação em que cada professor, através de amigos e familiares, adotassem uma família com um kit de alimentação que será entregue a cada 15 dias, durante a pandemia, totalizando uma ajuda para 30 famílias", explica Washington.
Apesar da prefeitura ter feito kits logo após o primeiro decreto de suspensão das aulas municipais, não tinha como abranger todos os alunos. O priorizado foram aquelas famílias que recebem o bolsa-família.
"Nossa escola é em uma região de periferia, atendendo o bairro do Jardim Carioca e residencial Nelson Trad, um condomínio popular para pessoas de baixa renda. São famílias em situação de vulnerabilidade social com prioridade para alunos com deficiência, ou seja, não ficamos apenas no universo das deficiências, e sim nas situações de fome ", conta o professor.
Há dois anos a escola já realiza o projeto "Inclusão Radical" que propícia vivências em práticas corporais de aventura para alunos com deficiência. Desde 2017, professora da escola já realizam campanha de arrecadação de alimentos no Natal para as famílias dos alunos.
"A pandemia é uma situação atípica e de necessidade, aí resolvemos fazer uma campanha também. Em 24 horas conseguimos a arrecadação da primeira quinzena para as famílias, tudo isso graças a solidariedade dos colegas professores, já que cada um adotou uma família para esse mês, e eles passaram a corrente para frente, uma corrente do bem", fala.
A primeira etapa de arrecadação foi entregue no último dia 8, a próxima será dia 22. Com as aulas previstas para retornar apenas dia 6 de maio, o projeto pede contribuições. O contato para ajudar é o professor Washington pelo celular: 9-9196-9025.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.