Com "estilo", concurso para miss e mister fecha 2° Festival de Cultura Indígena
Em segundo dia de evento, candidatos desfilaram em trajes casuais e vestimentas típicas dos povos indígenas
O concurso para miss e mister indígena, marcou o encerramento do 2º Festival de Cultura Indígena neste sábado (12), na Praça do Rádio Clube. O evento integra o calendário oficial comemorativo pelos 124 anos de Campo Grande.
Os momentos de destaque da noite foram os desfiles dos candidatos em trajes casuais e vestimentas tradicionais dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul.
Após as apresentações, um júri composto por profissionais renomados, como a antropóloga Priscila de Santana, a produtora cultural Fernanda Teixeira e a defensora pública Thaisa Raquel Defante tiveram a tarefa de selecionar os novos Miss e Mister Indígena 2023 de Campo Grande.
Gino Jorge Vieira, da Comunidade Darcy Ribeiro, foi coroado como o Mister Simpatia, enquanto a faixa de Mister Indígena 2023 foi concedida a Vagner Marcos, da Comunidade Paravá.
Já Lauriete de Oliveira, da Comunidade Nova Canaã, recebeu a honra de Miss Simpatia. O título de Miss Indígena 2023 foi conferido a Juliane Moreira, da Comunidade Água Funda. "Muito orgulhosa de ter sido escolhida, por poder representar minha aldeia e ser miss da nossa cidade. Dia 30 eu faço 17 anos e não podia haver presente melhor", comemora Juliane.
Na plateia, Ivete Santos da Mata, mãe do concorrente Wedyn, demonstrou orgulho e emoção ao acompanhar de perto o desfile do filho. “Ele adora participar das festas indígenas e hoje é um dia muito especial para ele”, comenta Ivete.
Ivete também elogiou o apoio proporcionado à inclusão de seu filho, que é surdo, por meio da intérprete de Libras da SDHU, Christiane Medeiros.
Festival - Ocorrido nos dias 11 e 12 de agosto, o evento teve como objetivo homenagear as tradições e a herança indígena que moldaram a região, além de proporcionar um espaço de reflexão sobre a importância da preservação das culturas originárias e dos direitos humanos.
O Festival de Cultura Indígena coincide com a semana de celebração do Dia Internacional dos Povos Indígenas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1994. A data é um lembrete significativo da importância de reconhecer e honrar a rica diversidade cultural e os direitos dos povos indígenas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.