ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Com rimas de fé, casal arrisca carreira no rap para falar de Deus

Aparecida e Manoel encontram na música uma forma de serem ouvidos pelos jovens

Jéssica Fernandes | 30/01/2022 09:03
Trecho do videoclipe "Muleque da favela" lançado em 2021. (Foto: Reprodução/ Youtube)
Trecho do videoclipe "Muleque da favela" lançado em 2021. (Foto: Reprodução/ Youtube)

“Tenho saudade sim de vários irmãos, várias quebradas, cidades e tempos bons. Mas, ainda, existe um bom alguém que me completa e me leva mais além”. Os versos são carregados de simplicidade, resgatam o passado na periferia e exaltam a fé. Por meio do rap, Manoel Celestino Franco, 37 anos, e Maria Aparecida da Silva Borges Franco, 38 anos, encontraram uma forma de falar sobre Deus e serem ouvidos pelos jovens.

Em 2007, ambos eram recém-casados quando criaram o “Inspiração Divinal”. Mesmo sem experiência musical, Manoel virou o MC Mano Inspiração, enquanto Aparecida ganhou o status de Cida MC. “Quando foi pra cantar, eu achava que não ia dar conta”, lembra ela sobre o começo da carreira.

Mas, antes de falar sobre a história do grupo, é necessário resgatar o passado dos dois e relatar o momento no qual foram unidos pelo mesmo propósito. Criada no meio evangélico, Aparecida começou na Assembleia de Deus e depois migrou para a Igreja Batista. Na instituição, ela arriscava cantar alguns louvores e participava do grupo de teatro que realizava apresentações artísticas em espaços públicos.

Aparecida e Manoel no começo da carreira musical. (Foto: Arquivo pessoal)
Aparecida e Manoel no começo da carreira musical. (Foto: Arquivo pessoal)

Foi através de uma dessas peças, que teve a rua como palco, que Manoel foi convidado a visitar a igreja. “Quando conheci o meu marido, ele não era evangélico, ele vinha de outra história de vida. Ele foi no culto, era uma quarta-feira, desde aquele dia começou a se interessar pelo trabalho da igreja”, afirma.

Meses depois, durante um retiro espiritual, Manoel conta que recebeu o chamado que proporcionou a criação do Inspiração Divinal. Além da ocasião, outro grupo de rap gospel também influenciou na decisão. “Aconteceu um evento do Dupla Permanência e Deus falou que iria me usar, igual usava eles. Eu tive que aprender a superar, porque não sabia nada e não tinha planos de cantar rap”, diz.

Na base do improviso e evoluindo pouco a pouco na rima, o casal deu os primeiros passos no mundo do rap. As primeiras apresentações ocorreram nas igrejas, porém, com o tempo, esses espaços ficaram pequenos para o verdadeiro propósito que almejavam. Casas de recuperação de usuários de drogas, presídios e Uneis (Unidades Educacionais de Internação) começaram a receber os shows do Inspiração Divinal.

Casal durante gravação de vídeoclipe do segundo álbum. (Foto: Arquivo pessoal)
Casal durante gravação de vídeoclipe do segundo álbum. (Foto: Arquivo pessoal)

Por ter vivenciado uma realidade semelhante, Manoel quis levar o rap gospel para as pessoas que vivem nesses ambientes. “Quando converso com os jovens que estão perdidos nas drogas e na criminalidade, sei o que se passa na cabeça deles. Eu lembro que quando estava do lado de lá, não conseguia enxergar um mundo de bem, felicidade e família”, explica.

Com dois álbuns produzidos, o primeiro em 2009 (Avivamento) e o segundo em 2012 (Um salve pros guerreiros), os MCs agora trabalham nas composições do terceiro disco. Intitulado “O rei mandou de te chamar”, o novo álbum ainda não tem data de estreia. “Agora nós estamos começando a entrar na parte de marketing e investindo na divulgação das músicas na internet”, justifica Manoel.

Por hora, os videoclipes estão disponíveis para o público no Youtube. Gravados nas ruas do Bairro Jardim Aeroporto, os vídeos são produzidos com a ajuda de amigos e cantores parceiros. “A gente sempre tem umas participações, todas as músicas tem um refrão onde convidamos alguém”, fala Cida.

Quem quiser conhecer o trabalho, o casal divulga no Facebook as informações e lançamentos do Inspiração Divinal.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias